COXANAUTAS15/03/06, 18h00
Coxan@utas elegem a camisa da torcida Coxa
Durante o mês de fevereiro, o site Coxan@utas disponibilizou uma série de matérias, enquetes e artigos envolvendo os novos materiais esportivos do Coritiba.
O objetivo principal da divulgação destes assuntos era o de criar um canal alternativo para a comunicação entre os torcedores e o Clube e a empresa fornecedora do material, permitindo que mais informações e opiniões sobre os usos e costumes de parte da torcida Coxa-Branca fosse registrado, permitindo que tanto o Coritiba, como a Diadora, pudessem saber mais sobre seus consumidores.
Torcedores sugeriram modelos das camisas
Numa das matérias, os administradores do site Coxan@utas criaram um concurso pelo qual os torcedores podiam sugerir novos modelos de camisa para o Coritiba.
Este estudo, em forma de notícia no site, contou com mais de 6 mil visitas dos internautas. Mais de cinqüenta propostas de camisas foram sugeridas pelos torcedores, das quais vinte e cinco foram pré-seleciondas.
As vinte e cinco camisas pré-seleciondas foram expostas em uma enquete, pela qual os internautas podiam votar em três dos vinte e cinco modelos pré-selecionados pela equipe do site.
Estas foram as camisas mais votadas pelos internautas:

Primeiro lugar, com 34,7% dos votos

Segundo lugar, com 23,1% dos votos

Terceiro lugar, com 22,9% dos votos
Internatuas opinaram
Além de votar nas camisas idealizadas pela torcida Coxa, os internautas também puderam encaminhar críticas e sugestões sobre os modelos propostos. Dezenas de internautas fizeram suas considerações, permitindo uma análise mais detalhada do que o pensa a torcida quando o assunto são os uniformes do Glorioso.
Pelas respostas enviadas por e-mail aos administradores Coxan@utas e/ou resultados de algumas enquetes, observa-se que o torcedor admite a modernização da marca Coritiba, incluindo novos produtos para venda, como seria o caso de uma linha de roupas casual do Coritiba. Quase 92% dos votantes, compraria este tipo de produto, mostrando uma tendência de modernidade na torcida.
Opiniões divididas quando o assunto é a camisa
Em outra enquete, que perguntava ao internauta "Você se importaria com mudanças radicais no design da camisa do Coritiba?", os coritibanos ficaram bem dividios: o Sim teve 44,6% dos votos, contra 55,4% do Não.
Este assunto realmente causou polêmica. Dezenas de internautas escreveram. Uns apoiando as mudanças, outros criticando. Alguns optando por situações mistas, mantendo-se o tradicionalismo nos modelos 1 e 2 e liberdade para inovar no modelo 3 (e até um quarto modelo, como sugeriram alguns):
"Independente do design que a Diadora utilizará como referência (que provavelmente deverá ser o "One of Eleven"), tem que manter a tradição, ou seja, a camisa 1 é a branca com as duas linhas horizontais verde e o escudo no meio, podendo conter detalhes em verde nas mangas, ombros, gola e costuras e também detalhes em preto com os números e patrocinadores, além é claro, de destaque em amarelo que ficar por conta da nossa estrela.
Quando falo em "modernizar", faço referencia ao modelo de camisa utilizador pela Diadora, mais justo sobre o corpo além de aprovar o modelo feito pelo Alaor Gosdal NE: camisa nº 9, Keirrison, com variações de verde) onde ele realmente modernizou a camisa fazendo as linhas horizontais mais finas e posicionadas mais acima no peito. Esse modelo ficou show de bola, porém como citei as cores da camisa 1 seriam o inverso, branco com detalhes em verde, assim como as duas linhas horizontais" opinou Rodrigo de Poli.
Percebe-se que o tradicionalíssimo modelo 1 do uniforme do Verdão é intocável para muita gente, como exlica o internauta Bruno Cavallin: " Sou radicalmente contra. O clube deve manter suas tradições. Um bom exemplo é o do time lá de baixo, mudou uniforme, distintivo, estádio, mascote, alcunha e principalmente a torcida. Acho que o Coritiba F.C. deve se manter fiel as suas raízes" destacou o torcedor.
Já o Coxa-Branca Aristides Tadeu Gianello opina sobre a manutenção da cor verde nos uniformes, inclusive os comemorativos: " Não vejo maiores problemas na mudança de design DESDE que preservadas e mantidas apenas as cores VERDE E BRANCO.
Não vejo com bons olhos também um 3º ou 4º uniforme feito com uma cor completamente diferente, como o alaranjado (Fluminense) e o dourado (deles...). Não há nenhuma identificação entre nós e qualquer outra cor que não seja VERDE E BRANCO!" explica.
A cor preta, tradicional no Clube até o início dos anos 70 (na década de 60, o Coritiba era conhecido como alvinegro, 'o time dos calções negros'), quando entrou a camisa com as duas listras verdes na horizontal, tanto agrada como desagrada os torcedores quando o assunto é o preto na camisa oficial:
"A camisa que mais gosto e que tenho guardada até hoje, é a verde e preta. Muito parecida com a sugerida no site" lembra o coritibano Luciano Candido. Posição antagônica é defendida por outro Coxa-Branca, o torcedor Cláudio de Silva Colletti "Teria que tirar o máximo da cor preta que não faz parte da nossa popular combinação alviverde" avisa.
Para alguns torcedores, a mudança radical é uma necessidade para o Clube: "Uma mudança no layout e design das camisetas traria receita para o Clube, pois entendo que se for lançada uma camiseta 'praticamente igual' ao modelo da Penalty poucas pessoas terão interesse em adquira-la. Ainda mais com a atual crise financeira do nosso país, a camiseta do Coritiba deve ter alguma coisa diferente das anteriores, para que o torcedor se sinta 'tentado' a comprar a nova camiseta" comenta o internauta Rodrigo Zaruvny Borges.
A multifacetada divergência de opiniões quando o assunto é a mística camisa do Coritiba causa agitação nos torcedores. Polêmicas à parte, um ponto em comum é nítido e certo: a torcida do Coritiba se interessa em participar da vida do Clube.
Nota:
Os lançamentos futuros de uniformes do Verdão poderão contar com um dedo de seus torcedores.
Os administradores do site Coxan@utas estarão repassando o resultado final com todas as opiniões e camisas enviadas pelos internautas coritibanos para o Clube (Diretoria Executiva e Mesa do Conselho de Administração) e para a fornecedora do material esportivo do Cori.