
ALERTA
No último dia 29, os COXAnautas divulgaram uma notícia sobre o I Curso Profissionalizante de Treinador de Futebol promovido pela Associação de Cronistas Esportivos do Paraná – ACEPr e Sindicato de Treinadores Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul – STPE-RS. No cartaz de divulgação do curso havia inclusive logos da FIFA e do Governo Federal.
Alguns internautas entraram em contato com a equipe do site alertando que esse não pode ser um curso profissionalizante, pois segundo a Lei Federal nº 9696/98 somente as pessoas com formação em Educação Física com registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física) podem exercer a profissão de técnico desportivo em território brasileiro.
Diante desse alerta a equipe dos COXAnautas entrou em contato com o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) para saber o posicionamento da entidade diante de tal curso. Segue a resposta do conselho:
Agradecemos pela mensagem e preocupação com nossa profissão, pedindo desculpas pela demora em responder.
Já havíamos recebido alerta sobre este curso, enviamos ofício ao Ministério do Trabalho solicitando informações e indagando se é de competência daquele ministério promover ou apoiar cursos.
Lembramos que o oferecimento de cursos por quaisquer entidades é livre e para qualquer público, isto não o torna obrigatoriamente ser para formação profissional, somente aqueles reconhecidos pelo Ministério da Educação com o aspecto formativo profissional é que também são reconhecidos pelo sistema.
O CONFEF, sempre que consultado, informa que não registra profissionais oriundos destes tipos de cursos e com este não será diferente, caberá aos agentes de fiscalização e orientação dos CREFs as ações inibidoras, caso elas aconteçam, se os egressos destes cursos atuarem como treinadores.
Atenciosamente,
Ouvidoria CONFEF
Assim, fica o alerta para que as pessoas que têm interesse em tais cursos estejam cientes de que somente a conclusão dos mesmos não permite que atuem legalmente como técnicos de futebol.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)