
Em jogo realizado hoje à noite em Porto Alegre, o Alviverde não conseguiu superar a forte marcação do Grêmio e acabou derrotado por um gol a zero. A vitória levou o tricolor gaúcho ao 10º lugar no Brasileiro, com 11 pontos, enquanto que o Coxa terminou a rodada em 13º, com 10.
O Coritiba volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Vasco, no Couto Pereira. Jackson tomou o terceiro cartão amarelo e desfalca o time.
A partida de hoje foi equilibrada, com chances perdidas por ambos os lados. Com mais tempo de posse de bola e maior disposição ofensiva, o Coritiba mostrava no primeiro tempo que a opção por Lima e Edu Sales seria um golaço do treinador Paulo Bonamigo.
Mas não foi o que não aconteceu. Sem um ponto de referência na área - seja ele Marcel ou Marco Brito - o ataque coxa-branca murchava sempre que chegava próximo à área. Lances de perigo, raros, só aconteceram em jogadas individuais.
Por outro lado, o Grêmio - mesmo estando em casa - jogou os 90 minutos no contra-ataque. Aos 21, quase marcou o primeiro depois de uma besteira de Edinho Baiano, que perdeu a bola no meio-campo. Christian recebeu o passe e tocou na saída de Fernando. Odvan salvou em cima da linha. Aliás, o "novo" zagueiro foi um dos melhores em campo pelo Coritiba.
Nas bolas paradas, o Grêmio também assustava. Aos 36, Gilberto levantou da esquerda para Claudiomiro cabecar para as redes. O árbitro Luciano Augusto Almeida, porém, marcou falta de ataque de Luís Mário, o camisa 10 do tricolor.
Aos 42, a melhor chance do Coxa no jogo: Tcheco pegou a bola, driblou três defensores gremistas e bateu de bico, com efeito, no canto esquerdo de Danrlei. Caprichosamente, a bola beijou a trave...
... e no contra-ataque, escanteio para o Grêmio. Gilberto cobrou pela direita, no primeiro pau. A zaga alviverde cortou mal e deu a bola de graça para Luís Fernando, que fez um carnaval na área e cruzou rasteiro para Christian. O centro-avante dominou de costas para o gol, girou sobre os zagueiros e bateu no ângulo direito de Fernando.
O placar foi injusto no primeiro tempo e a torcida alviverde certamente esperava pelo menos um empate nos últimos 45 minutos.
Mas com o Grêmio jogando ainda mais retrancado e o Coritiba sonolento, errando passes curtos e não mostrando criatividade, a esperança deu lugar à frustração.
A partir dos 25 minutos, Paulo Bonamigo perdeu a paciência e promoveu uma série de alterações no ataque. Sacou Pepo, Edu Sales e Lima e colocou Souza, Marco Brito e Marcel.
Com dois jogadores de área e o time da casa recuado, o Coxa passou a fazer lançamentos e esticões que, invariavelmente, foram parar nas mãos do goleiro. Com seu trabalho facilitado, Danrlei garantiu a vitória e os três pontos para a sua equipe.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)