
OPINIÃO DO TORCEDOR
MAIS DEVAGAR COM ANDOR.
"Tem que torcer, torcer, torcer!
Tem que torcer até morrer, morrer, morrer!"
O pequeno trecho do hino do América FC do Rio de Janeiro se aplica bem a nós Coxas nesses idos de 2006. Não podemos esmorecer, nosso grito deve ser ouvido do início ao fim de cada partida, precisamos jogar com o time, vencer com ele e ao mesmo tempo aprender nas derrotas, prevenindo-nos de tropeços nessa verdadeira guerra que é a Série B.
Digo isso por que tenho notado uma campanha insistente por órgãos da imprensa no sentido de afirmar categoricamente que o Coritiba já subiu para a Série A, fato que ainda não aconteceu e que não pode ser considerado como certo, por mais que nós, torcedores apaixonados, queiramos assim.
Eu às vezes até desconfio de uma campanha ardilosa no sentido de fazer o torcedor Coxa esmorecer, deixar de ir ao estádio ou, pior que isso, começar a exigir espetáculos de arte futebolística, ao invés de um futebol competitivo e eficiente, o que, todos nós sabemos, pode gerar vaias, e, das vaias, as crises de identidade que podem acometer alguns atletas desacostumados com a exigência da torcida Coxa ou mesmo não adaptáveis à essa situação. Pode ser paranóia, mas quando vivemos numa cidade em que parte da crônica esportiva se deixa transformar em instrumento de marketing parcial, melhor não arriscar.
É verdade que estamos otimistas e mesmo que devemos ficar assim. É um fato incontestável que o time tem jogado bem e os jogadores têm se esforçado e demonstrado raça e gana de vencer. No entanto, deixemos de lado o "oba-oba" e o ufanismo excessivo, porque o futebol brasileiro é surpreendentemente instável, fruto da índole passional do nosso povo, a ponto de ser normal que certos times percam o rumo das vitórias por conta de um fato ou resultado isolado, o que não se pode desprezar, ainda mais num campeonato equilibradíssimo como o da Série B.
O COXAnautas, diga-se de passagem, tem sido coerente nesse assunto. Festeja as vitórias mas não deixa de mostrar os problemas e mesmo de cobrar da diretoria do clube uma atitude profissional e centrada no objetivo principal, que é voltar para à Série A. Essa é a melhor atitude, porque é a de alerta, de não "baixar a guarda" e pensar sempre que ainda há um longo caminho cheio de espinhos antes de realizado o sonho.
Caro torcedor Coxa, não me interprete como pessimista!
Se o Coxa subir, e Deus queira que assim seja, o mérito será todo dos jogadores, do técnico e da diretoria, mas a alegria será muito mais nossa, dos torcedores, será a alegria que nos derramará lágrimas de alívio, que nos fará abraçar desconhecidos, pular e gritar desabafando.
A questão é que precisamos fazer nossa parte: temos que ir ao estádio. Se possível, levar mais um Coxa. Dentro do estádio, temos que torcer e gritar, pular e apoiar. Nunca vaiar, nunca deixar de acreditar e mesmo nos momentos mais difíceis sonhar com a glória... mas lutar por ela sem parar, porque ela não chega sem seriedade e muito menos para quem a festeja antecipadamente.
Fábio Mayer
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)