
MEMÓRIA
Do site oficial do Coritiba
Eterno Campeão
O "Hino Eterno Campeão", conhecido também como o "Hino do Glorioso", completa nesta segunda-feira, dia 29 de agosto de 2005, 16 anos de história. O hino é de autoria do legítimo Coxa-Branca - Francis Night - e até hoje é cantado pela torcida Coxa-Branca no Alto de Tantas Glórias.
Francis Night conta como surgiu o hino. Era dia 27 de agosto de 1989 e o Coritiba se consagrava Campeão Paranaense, numa vitória de 2x0 sobre o União Bandeirante, com gols de Tostão e Chicão. Nas arquibancadas, as torcidas Mancha Verde e Império Alviverde soltavam do fundo da garganta o grito: "Oh Glorioso! Como é bom te ver Campeão de Novo".
Dois dias depois, o Hino ganhou sua cara. No estúdio Elevasom, dos Coxas-Brancas Tico Fontoura e Paulo Chaves, era gravado pela primeira vez o "Hino Eterno Campeão".
Saiba um pouco mais sobre Francis Night:
Nascido em Marcelino Vieira-RN, Francisco Curralinho de Paulo, veio a Curitiba em dezembro de 1970 e logo decidiu qual seria sua camisa. Na rodoviária, seu pai lhe perguntou se qual camisa o garoto escolheria: uma branca com o globo Alviverde estampado no peito ou uma outra de cores rubro-negras. Sem dúvidas, o garoto apontou para a Alviverde.
Em 1972, Francis veio de Paranaguá à Curitiba assistir o primeiro jogo do Glorioso, o empate em 1x1 contra o Vasco, com gols de Zé Roberto para o Cori e Roberto Dinamite para o Vasco. Depois disso, Francis entrou para a Torcida Mancha Verde e compôs 8 músicas para o Cori. Francis ainda trabalhou no Coritiba, na época de Evangelino, como relações públicas.
O apelido de Francis Night veio de Paranaguá, originado pelo seu amigo Vivi, ex-jogador do Verdão e pai do zagueiro Alan, que sempre encontrava Francis nos barzinhos do litoral paranaense. Hoje, o compositor é figura típica nos barzinhos da fria Curitiba.
Francis conta um pouco do orgulho que tem por ter criado o "Hino do Glorioso": "Sinto-me o músico mais feliz do mundo, por ter composto uma música que a torcida do Coritiba guarda no coração com muito orgulho, respeito e carinho. É o grande "Oscar" da minha vida a consideração desta maravilhosa torcida. Para todos vocês, o meu muito obrigado, querida torcida do Glorioso Verdão Coxa-Branca"
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)