
COXANAUTAS
A diretoria do Coritiba, em recentes contatos com os administradores do site Coxan@utas, prestou alguns esclarecimentos pertinentes a alguns problemas envolvendo a estrutura do Estádio Couto Pereira, que foram abordados no artigo do redator publicitário e jornalista Gilson Genez ("Pesquisando a Pesquisa"), publicado ontem no site Coxan@utas.
Um dos objetivos da equipe de administradores do site é o de ampliar o processo de discussão e de participação do torcedor na vida do Clube. Neste sentido, artigos e reportagens exclusivas serão publicados no site, visando ampliar o conhecimento do torcedor Coxa-Branca sobre assuntos do dia-a-dia de um grande clube de futebol.
Neste processo de participação da torcida coritibana, quem sabe novas alternativas e ganhos para o Clube aconteçam. Não se trata de apenas expôr dificuldades, mas sim, buscar formas alternativas para solucioná-las, através da participação da torcida Coxa-Branca, que tanto ama seu Clube de coração.
A estrutura do Couto
Com relação aos canais de escoamento d'água que existem nas arquibancadas do Estádio Couto Pereira (no segundo e no terceiro anel) o posicionamento é muito claro: o problema é de díficil solução, pois a obra do estádio, como todos bem sabemos, não é uma obra recente, ou seja, as técnicas de projeto e construção da época não eram sequer comparáveis às da construção civil atual.
Apenas para se ter uma idéia, quando da construção do estádio, não havia sido implado no mercado os tubos de PVC, que na realidade seriam a solução para o específico problema do escoamento das águas da chuva, do terceiro para o segundo e deste para o primeiro anel do Couto Pereira.
Não é incomum, nos dias de fortes chuvas, observarmos estes problemas dentro do Estádio do Verdão, mas este é um problema para o qual a diretoria já voltou às suas atenções, inclusive já solicitando um projeto para solução do problema. Porém, a antiga forma de construção torna muito cara a solução deste problema.
Apenas a título ilustrativo, os valores a serem aplicados nesta solução seriam similares aos utilizados na recente reforma do gramado do Alto da Glória, a qual possibilitou torná-lo um dos três melhores gramados de todo o Brasil.
O que, em uma análise simples, faz perceber que a diretoria resolveu priorizar a obra da reforma do gramado devido a sua importância, visto que o gramado do Monumental encontrava-se em estado precário, situação semelhante pode ser observada em outros estádios de Curitiba. Inclusive um destes estádios de Curitiba, mesmo apesar de ter sido construído há bem menos tempo que o Couto, e ter seu gramado recentemente plantado, sofre com graves problemas, ora por não receber a iluminação solar necessária, ora por se tornar um verdadeiro banhando, dificultando a prática do futebol.
Afora a palavra oficial do Clube, a equipe de administradores do site Coxan@utas tem como objetivo não só apontar problemas, mas também buscar uma possível solução.
Neste sentido, procuramos mobilizar engenheiros, empresas de engenharia e alunos de engenharia, que estejam de alguma forma ligados ao Verdão, que sensíveis a este problema, desenvolvam projetos e soluções inteligentes, apresentando-os ao Clube, provando mais uma vez que a força da nossa gente é que construiu toda a nossa história, sem interferência de qualquer terceiro na construção de nosso Estádio.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)