
UTILIDADE PÚBLICA
Por Rodrigo Sibut Vieira - COXAnautas
Lucas Felipe Silva Cordaço faz tratamento para leucemia e precisa de, no mínimo, 50 doadores de sangue e 5 de plaquetas.
As doações devem ser feitas no Biobanco do Hospital de Clínicas, localizado na rua Agostinho de Leão Júnior, 108, bairro Alto da Glória, em Curitiba. O Biobanco funciona de segunda à sexta – das 7:30 às 18:00 e aos Sábados – das 7:00 às 18:00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (41)3360.1875
Para que Lucas receba a doação é necessário informar o número 22381270.
Sergio Rodrigues de Oliveira está internado para tratamento de leucemia, necessita de doação de sangue de qualquer tipo e, em especial também, de plaquetas.
Os doadores devem se encaminhar ao Hemobanco do Hospital Evangélico de Curitiba, situado na Rua Capitão Souza Franco, nº 290, bairro Bigorrilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3023-5545.
Vale lembrar que no momento das doações é oportuno mencionar o nome do receptor, neste caso, Sergio Rodrigues de Oliveira.
Torcedor Alviverde: Doe Sangue! É um exemplo de cidadania, faz bem ao corpo e alimenta o espírito de solidariedade, além disso, o doador de sangue cadastrado tem direito ao meio ingresso em vários locais, incluindo estádios de futebol, cinemas e teatros como forma de reconhecimento pelo bem dirigido ao próximo.
Não poderá doar:
- Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses;
- Portadores de vírus da AIDS, HBV, HCV ou HTLV;
- Pessoas que já viveram situações sexuais de risco acrescido;
- Quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, auto-imune, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal, convulsão após os dois anos de idade ou epilepsia, sífilis, doença de Chagas ou malária;
- Comportamento de risco: usuários de drogas ou relação com parceiros usuários de drogas, ou com parceiro não fixo nos últimos seis meses (sem preservativo);
- Quem está com anemia;
- Quem recebeu sangue nos últimos 12 meses;
Medicamentos:
- Anticoncepcionais, vitaminas e medicações digestivas, permitem a doação de sangue;
- Antibióticos, corticoídes, antipsicóticos e algumas vacinas impedem temporariamente a doação;
Para doar sangue são necessários os seguintes requisitos:
- Pesar mais de 50 kg
- Ter entre 18 e 65 anos
- Estar em bom estado de saúde
- Não estar em uso diário de medicamentos, exceto vitaminas e anticoncepcionais
- Não ter comportamento de risco para aids
- Comparecer munido de identidade, não ingerir alimentos gordurosos na manhã da doação e tomar bastante líquido.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)