
ATLETIBA
Por Rodrigo Sibut Vieira - COXAnautas
A procuradoria do TJD/PR representada por Marcelo Contini, denunciou a dupla Coritiba e A.Paranaense por conta do famoso "clássico de torcida única", realizado em 22 de fevereiro, ainda pelo primeiro turno do Campeonato Paranaense 2012.
A medida aparentemente visa impedir que o clássico a ser disputado no Couto Pereira seja também com torcida única, ação que fere diretamente o Estatuto do Torcedor.
No primeiro turno, o clássico aconteceu na Vila Capanema, já que o mandante A.Paranaense, ainda está impossibilitado de jogar em seu estádio. O pedido para que o jogo ocorresse com torcida única partiu do clube rubronegro, através de uma carta enviada ao presidente do Coritiba, que se posicionou favorável desde que houvesse concordância e aceitação por parte da Federação Paranaense de Futebol, da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério Público. A carta pode ser lida na íntegra aqui.
"Primeiramente, verifiquei se a denúncia estava no prazo e se a capitulação estava correta. Com tudo certo, a denúncia foi acatada. A procuradoria entende que houve quebra do Estatuto do Torcedor, com seu não cumprimento", falou Peterson Morosko, presidente do TJD.
Assim, a comissão que irá cuidar do caso deve ser definida ainda essa semana, para que então seja marcada a data do julgamento. "É uma denuncia apenas, e é a primeira instância ainda. Depois deste julgamento, caberá recurso tanto para a procuradoria quanto para as partes denunciadas", complementou o Morosko.
A multa pode variar de R$ 100,00 a R$ 100 mil, caso haja punição para algum clube, o que reforça a tese que o próximo atletiba seguirá os trâmites normais, quer dizer, sem restrição de acesso a nenhum torcedor rival ao Couto.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)