
OPINIÃO
Equilíbrio
Para um time ser campeão, não basta somente ser composto de bons jogadores. Para um time ser campeão, não basta que a sua torcida seja a mais vibrante e a mais bela. Para um time ser campeão, não basta que a sua diretoria seja a melhor do mundo. Não basta! Para um time ser campeão, é necessário o equilíbrio de todas essas forças.
Torcida
A torcida do Coritiba dispensa comentários. É linda! Faz de cada jogo o mais especial. Cada torcedor sente-se como uma criança em sua primeira ida ao Couto Pereira, olha o grande monumento a sua frente, fica admirando-o, e ao adentrá-lo, mal pode esperar para que os jogadores entrem em campo. Durante a partida: canta, pula, ri, esperneia. Seus olhos brilham como se estivesse no paraíso, e ao menor erro de passe do seu time, a tristeza o consome, é uma grande desilusão. Ah, mas não dá dois minutos para que esteja novamente a postos, assumindo o seu papel: torcedor fiel.
É assim que o amor Coxa-Branca é demonstrado pelo torcedor. É algo inexplicável, só quem sente é que pode saber o verdadeiro significado. Só quem sente é que fica horas e horas contando histórias que passou por causa do Coritiba, faz de tudo para estar sempre presente, apoiando, fica a buscar causas e conseqüências para criar soluções, tudo em prol do Clube. Faz o possível e o impossível. Ehh...só o amor mesmo para fazer-nos passar por bons e maus bocados.
Diretoria
Foram-se os dias de paz. Agora, são dias de luta, uma batalha mesmo, a diretoria tem feito de tudo para que o Glorioso volte à Primeira Divisão neste ano. Ela cometeu, comete e cometerá, sempre, falhas, mas houve, há e haverão vitórias também.
É muita coisa com o que se preocupar: compra e venda de jogadores, técnico, comissão, torcedor, marketing. E ainda assim a diretoria tenta criar uma base sólida, buscando um Coritiba melhor no futuro.
Ah, claro, a falha foi grande e como conseqüência todos nós pagamos pela queda de divisão. No entanto, se conseguirmos sair juntos dessa, provaremos mais do que nunca a nossa força, a nossa união.
É um teste. Tomara que passemos por ele sem grandes prejuízos e possamos tirar dele grande aprendizado.
Elenco
Não são estrelas, mas nos representam, necessitam de todo o nosso apoio. Somos o termômetro: se agitamos as arquibancadas, eles se agitam dentro de campo; se vaiamos, eles se desanimam; se xingamos, eles ficam com raiva;
O elenco coritibano precisa de confiança para evoluir. O tempo vai passando, passando e estamos perdendo a confiança neles, quem dirá a confiança deles em nós.
Precisamos, sim, ser realistas e cobrar dignidade dos jogadores, quando isso for justo. E precisamos também nos mostrar capazes de estar ao lado não só do Clube, mas dos atletas que o representam.
União
Temos que fazer dessa união o nosso método mais forte para caminharmos rumo a vitória. Seremos nós, juntos, torcida, clube e elenco, que levaremos o Coritiba, nosso amado Clube, de volta à Primeira Divisão neste ano.
Iremos ao estádio, apoiaremos, vibraremos e sairemos de lá como a criança que éramos quando o adentramos pela primeira vez. Se necessário, depois, poderemos reclamar e fazer cobranças, é de nosso direito. Mas ainda como crianças, voltaremos segundos mais tarde a ter os nossos olhos a brilhar de orgulho, orgulho de fazer parte da Nação Alviverde. Esse é o nosso diferencial.
Thainá Laureano Mizerkowski é estudante e Coxa-Branca de coração.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)