
Os Coxan@utas, os Torcedores do Coritiba na Internet, vêm a público manifestar-se sobre a falta de isonomia no tratamento que alguns times recebem no futebol brasileiro, repudiando-a.
Os Coxan@utas, integrantes do Portal ClubesNet (www.clubesnet.com.br), prezam pela seriedade e honestidade do futebol. É necessário repensar a gestão do futebol brasileiro. O torcedor, cansado da falta de competência e seriedade, afasta-se a cada dia dos estádios.
Recentes acontecimentos envolvendo os quatro clubes finalistas da segunda divisão do futebol brasileiro, veiculados de forma quase que velada por grande parte da mídia nacional, indicam que o iceberg está lá, é muito maior do que se imagina, mas o futebol brasileiro continua sendo capitaneado como o Titanic fora décadas atrás. O final da história a gente já sabe.
Lamentamos o que vem ocorrendo na decisão da segunda divisão. Lamentamos a falta de preparo profissional do futebol brasileiro. Durante todo o campeonato brasileiro diversos fatos lamentáveis ocorreram. E talvez, ainda ocorrerão. Se fossemos tratar de todos aqui, o editorial deveria ter diversas continuações. Trataram a gangrena com água oxigenada.
No Brasil, não basta ter um bom time para vencer, mais do que um bom time é necessário ter bons advogados, empresários, marqueteiros ou amigos dos poderosos.
Existe uma claríssima diferença no trato entre clubes parceiros dos poderosos dos outros clubes. Apesar das nuances que se pretende dar, isonomia, transparência e seriedade são palavras de ordem só nos discursos, não em atos.
O Coritiba Foot Ball Club vem sendo prejudicado ano a ano, fora de campo. Não precisamos relembrar que em 1989 a CBF, de forma arbitrária “puniu” o Coritiba, rasgando a lei e empurrando-o para a segunda divisão. Como se sente o presidente da CBF, 14 anos depois do ocorrido? Se ele esqueceu, nós torcedores do Coritiba não esquecemos.
Na reta final do campeonato brasileiro, eclodem denúncias. Mordaças foram rompidas. Mas as correntes continuam lá. Liberdade vigiada, para uns, é óbvio.
Façam a coisa certa, por favor! Deixem os jogadores decidirem dentro de campo quem irá e quem ficará na primeira divisão, quem descerá para a segunda divisão, quem irá ou não para a Libertadores.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)