
CURIOSIDADE
A eleição do Coritiba ainda é um tema muito polêmico, que vem sendo discutido tanto pela chapa de oposição, como pela chapa da situação. Pelo lado oposicionista, o entendimento que os nove votos dos integrantes da Mesa do Conselho Executivo (Gionédis e os outro oito diretores eleitos até 31 de dezembro) deveriam ter se licenciado dos cargos para poder votar na eleição do último dia 5. Com isto, Tico Fontoura deveria ser o empossado como Presidente coritibano em janeiro. Do lado situacionista, o entendimento de que a eleição foi válida e que no dia 05 de janeiro, Giovani Gionédis assume o Clube, na condição de Presidente eleito.
Divergências eleitorais à parte, o torcedor Coxa-Branca aguarda ansioso pela conclusão do tema, pois o Campeonato Paranaense, a Copa SP de Juniores e a Copa do Brasil são competições que iniciam nos primeiros meses de 2006 e a definição principalmente sobre elenco e comissão técnica do Cori precisa ocorrer no tempo e na forma certas.
Na última sexta-feira à noite, o grupo ligado a Tico Fontoura e Ricardo Gomyde esteve reunido para discutir uma proposta que, segundo fontes, teria sido feita por GG: Tico como Vice-Presidente de Futebol, e mais quatro vagas no Conselho Executivo (o grupo dos 9 conselheiros de deliberam sobre o dia-a-dia do Clube).
Como o tema é de grande interesse, seja por parte de Conselheiros, seja por parte dos torcedores e sócios do Coritiba, o grupo da oposição a GG voltará a se encontrar segunda-feira, para voltar a discutir a proposta e seus desencadeamentos no Alto da Glória.
Se por um lado, neste momento os correligionários da chapa ligada a Tico Fontoura, consultados pelos administradores do site Coxan@utas, têm se mostrado contrários a uma discussão do mérito junto a Justiça Comum, a tese de que os nove votos do grupo de Gionédis não foram válidos irá ser amplamente discutido.
Na quinta-feira, o recurso administrativo pedindo a impugnação dos nove votos e por conseqüência, a vitória da chapa de Tico Fontoura, foi entregue à Mesa do Conselho Administrativo, o Conselhão Coxa-Branca. A Mesa aguardará agora a defesa da chapa da situação, a qual deverá ser entregue na segunda-feira.
Com ambas as teses (da situação e da oposição), a Mesa do Conselho Administrativo encaminhará ao Conselho Consultivo do Clube, um pedido de análise do mérito das partes.
O Conselho Consultivo é um grupo com algumas dezenas de Conselheiros, eleitos e Ex-Presidentes do Coritiba. Seria como que um Grupo de Cardeais, pessoas capacitadas para avaliar situações bastante relevantes ao interesse coritibano.
Com o parecer do Conselho Consultivo, a Mesa do Conselho Administrativo deverá marcar uma Assembléia Extraordinária para que os Conselheiros avaliem a situação do processo eleitoral do Glorioso.
Foto: Marcello Schiavon, para os Coxan@utas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)