
CURIOSIDADE
Muito tem se veiculado na imprensa esportiva sobre as eleições que serão realizadas no Coritiba na próxima segunda-feira, dia 05, e muitos dos torcedores não sabem como funcionam estas eleições.
Com o objetivo de esclarecer essas dúvidas dos torcedores é que os Coxan@utas trazem este material explicando os principais detalhes sobre o assunto.
Primeiramente, é necessário demonstrar como o Clube é estruturado administrativamente.
Na estrutura administrativa prevista no atual Estatuto do Clube, a gestão é efetuada por uma Diretoria Executiva, composta por 9 membros, eleitos pelo Conselho de Administração. A Diretoria Executiva terá um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário, indicados pela própria Diretoria. O prazo do mandato é de dois anos.
A Diretoria Executiva é quem administrará o Clube, especialmente nas questões orçamentária e administrativa, fazendo com que sejam cumpridas as suas deliberações e as dos demais órgãos do Clube, entre outras funções.
O Conselho de Administração, por sua vez, é composto por 120 Membros Titulares, eleitos pela Assembléia Geral, dentre os Associados com direito a voto, com mandato de 4 anos. O Conselho de Administração tem como função administrar o Clube, elegendo a Diretoria Executiva, orientando a atuação da mesma, fiscalizando-a e aprovando a gestão dos negócios sociais.
A Mesa Diretora do Conselho de Administração é composta pelo Presidente, 1º e 2º Vice-Presidentes, e 1º e 2º Secretários. Suas principais funções são: decidir medidas emergenciais de indiscutível interesse do Coritiba e inadiáveis sob risco de dano; constituir Comissões de Trabalho com funções específicas para as tarefas que julgar necessárias; oficializar a perda do mandato de Conselheiros, em algumas das hipóteses previstas no estatuto do Clube.
O Conselho Consultivo, composto por Membros Natos, 40 Membros Vitalícios e 20 Membros Efetivos, tem como principal função debater e zelar sobre matérias atinentes à conservação das tradições éticas, filosóficas e históricas do Coritiba Foot Ball Club.
O Conselho Fiscal é composto por 5 Conselheiros (além de 5 suplentes), e tem como finalidades acompanhar e fiscalizar as gestões financeiras do Coritiba, e opinar sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil, e sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores e exercendo os poderes que lhe serão conferidos pelo Estatuto do Clube, e pelas leis do país.
Nas eleições a serem realizadas na próxima segunda-feira, serão eleitos os membros da Mesa Diretora do Conselho de Administração, os membros da Diretoria Executiva, os membros efetivos do Conselho Consultivo, e seus suplentes, e os membros efetivos do Conselho Fiscal, e seus suplentes. Somente têm direito a voto os Conselheiros, membros do Conselho de Administração do Coritiba.
As informações quanto à estrutura administrativa do Coritiba, e quanto às eleições, foram retiradas do Estatuto do Clube.
O Estatuto pode ser adquirido pelo valor de R$ 5,00 (cinco reais), diretamente no clube, com a secretária do Conselho, Alessandra, ou diretamente na Secretaria do clube. Mais informações através do telefone (41) 3218-1909
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)