
DEPARTAMENTO MÉDICO
Por Rodrigo Sibut Vieira - COXAnautas
O zagueiro artilheiro Émerson lesionou-se em 31 de julho, no primeiro jogo pela Copa Sulamericana contra o Grêmio, onde o tricolor gaúcho saiu vencedor pelo placar de 1x0 numa partida que ficou marcada pela forte chuva, que acabou deixando o campo quase que impraticável.
A origem da lesão foi um forte pisão em uma disputa de bola. O atleta passou pelos procedimentos tradicionais para recuperação e que davam conta de um possível retorno aos gramados em 30/45 dias. Como o procedimento não surtiu o efeito desejado, o atleta precisou então passar por novos exames. Esse fato chamou atenção do presidente Vilson Ribeiro de Andrade que convocou uma reunião com o departamento médico para melhor esclarecer o fato. "Ele já está fora há 60 dias. A explicação técnica é que foi feito o tratamento correto baseado em procedimentos internacionais. Nós temos médicos competentes, muito bem formados. O caso do Emerson é um em mil. É raríssimo", afirmou Vilson.
O coordenador do CEECOR, Lucio Erlund, também falou sobre o caso. "Neste tipo de fratura o tratamento normalmente é clínico. A recuperação não está respondendo como esperávamos. Há uma possibilidade de ele fazer uma cirurgia, mas isso não está definido ainda", explicou.
Com o novo procedimento, o zagueiro passará por uma cirurgia no dedão, o que resultará em seu afastamento dos gramados por 180 dias, ou seja, seu retorno é previsto para Março de 2013. Segundo repórter Robson Martins, o Coritiba aguarda o resultado de novos exames para divulgar oficialmente a operação. Ainda hoje o zagueiro tem uma consulta com César Baggio, ortopedista e traumatologista.
Émerson junto de outro zagueiro, Pereira, postula na primeira posição como zagueiro-artilheiro na história do clube, tendo feito até o momento 21 gols. Seu desempenho em 2012 é satisfatório, tendo disputado 43 partidas, quando fez 11 gols e deu uma assistência.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)