
CURIOSIDADE
Do site oficial do Coritiba
Alimentação dos jogadores
Em entrevista exclusiva para o Site Oficial, a nutricionista Tânia revela o segredo da alimentação servida para os jogadores do Coritiba. Tânia é responsável pela elaboração do cardápio do refeitório do estádio Couto Pereira, bem como do cardápio que acompanha os jogadores em partidas fora de casa.
Formada pelas Faculdades Integradas Espíritas em 1999, Tânia tem como dever, atualizar o cardápio do refeitório e controlar a qualidade da comida que está sendo servida para os atletas.
O refeitório “Alto da Glória” alimenta as categorias de base do Coritiba, funcionários e jogadores. “Os atletas necessitam de um cardápio especial”, revela a nutricionista. Confira a seguir os principais trechos da entrevista:
Site Oficial - Como é elaborado o cardápio do refeitório do Coritiba, bem como o que é servido em dias de jogos?
Tânia - Nos dias de treino, o cardápio é normal, com uma alimentação leve e saudável. Nos dias de jogos, a alimentação é completamente sem gordura e sem frituras, geralmente, é grelhada, sem molho e sem fibra.
Site Oficial – Por que há um preparo diferenciado, na comida dos atletas que vão treinar dos que vão jogar?
Tânia - Porque o tempo de digestão para um treinamento é diferente do tempo de digestão para uma partida. Por isso, a alimentação deve ser bem pensada antes dos treinos e, principalmente, antes das partidas.
Site Oficial - Depois da partida, há algum programa alimentar para repor as energias dos atletas?
Tânia – Logo após a partida, os jogadores recebem uma alimentação com bastante carboidratos e frutas. Durante os jogos, cada atleta perde em média de 1,5kg a 2 kg, demorando no mínimo, 48 horas para repor as energias perdidas naquela partida.
Site Oficial - Durante a concentração, há um programa de alimentação?
Tânia - Quando o jogo é fora de casa, o cardápio é encaminhado para o hotel, juntamente com o médico, que por sua vez, controla se os atletas estão cumprindo todas as orientações. Cada jogador vai previamente orientado do que ele pode ou não pode comer, de acordo com seu estado atual de saúde, se ele está machucado, lesionado, cansado, etc.
Eu também entro em contato com a cozinha do hotel para verificar se está tudo bem, caso haja alguma dúvida, controlo o cardápio por telefone ou entro em contato com a comissão técnica que está presente.
Site Oficial - Como você administra o trabalho dos chefes de cozinha, em atender suas recomendações no refeitório do Couto Pereira?
Tânia – Eu faço o cardápio mensal e acompanho de três a quatro refeições por semana, para verificar a qualidade da comida. Os meninos que moram no Couto Pereira fazem quatro refeições por dia, tomam café da manhã, almoçam, jantam e recebem um lanche antes de dormir.
Site Oficial – O torcedor quer saber qual é o segredo da comida que motiva nossos jogadores para vencerem no Brasileirão
Tânia - Nesse aspecto, entendo que a alimentação faz parte de todo um preparo físico. Se o atleta se alimentar bem, ele vai ter maior resistência, vai ter mais disposição, mais vontade, enfim seu rendimento vai aumentar.
A alimentação faz parte da engrenagem de um relógio, assim como a psicologia e a assistência social. Se todas as áreas andarem em conjunto, sem dúvida alguma, é mais um estímulo para nossos jogadores obterem sucesso.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)