
ENTREVISTA
Alceu Menta, o Caxias, ex-zagueiro do Coritiba gentilmente concedeu uma entrevista por e-mail para os administradores do site Coxan@utas. Caxias fez parte do elenco Coxa-Branca que foi Campeão do Brasil em 1985.
Atualmente, Caxias participa como comentário de um programa televisivo na TV fechada (canal 21), o Esporte Show.
Confira a entrevista exclusiva de Caxias à equipe do site Coxan@utas:
Coxan@utas:Neste momento complicado para o Coritiba,
qual a primeira medida a ser adotada para melhorar o desempenho do time em campo?
Caxias: Sendo eu o diretor de futebol, pegaria um vídeo dos familiares dizendo que acreditam nos seus irmãos, filhos, pais, maridos, e colocando parra eles que todo o pensamento positivo da família está voltado para a vitória dele, que somos sabedores da capacidade deles de vencer os obstáculos que estão surgindo. Teria que ser um vídeo muito emotivo, para mexer com o emocional e levantar a moral da turma toda, para passar o vídeo de cada família para que todos vejam.
Coxan@utas:É mais fácil agradar o torcedor jogando futebol ou participando de um programa televisivo?
Caxias: Você agrada quando demonstra que mesmo não estando num momento bom, está tendo empenho, dedicação, busca incansável do seu objetivo, sem se importar com o resultado, que com certeza virá pelo esforço, que deve ser coletivo. Ninguém vence sozinho, nem mesmo no tênis. Por trás existe toda uma estrutura de família, treinos, preparador, treinador, etc.
Coxan@utas: Se você fosse presidente da Federação Paranaense, o que faria para melhorar o futebol do nosso estado?
Caxias: Estaria desvinculando a arbitragem da Federação, dando independência a arbitragem e exigindo dela muita transparência, mais responsabilidade e homens mais treinados e com maior especialização.
Estaríamos dando um passo à frente no futebol brasileiro. Curitiba e o estado do Paraná são conhecidos e invejados pelo pioneirismo.
Faria um campeonato só com o pessoal que está fora da primeira divisão do futebol brasileiro e no hexagonal final os três primeiros da fase com os três da capital. Faria jogos no sistema ida e volta e o time que chegasse na frente seria declarado o campeão.
Coxan@utas: Na sua opinião, qual seria o modelo tático para o Coxa adotar até o final do Campeonato Brasileiro?
Caxias: Jogaria como o Paraná Clube, que joga no 3-6-1 dentro e fora de casa. Não pode perder pontos. Mantendo a média que o Coritiba fez até a 32ª rodada (38 pontos, média por jogo de 1,18 pontos).
Para escapar, dizem que é necessário no mínimo entre 50 a 52 pontos. Então, nas rodadas finais o Coritiba estaria fazendo contas, o que não é interessante. O fator psicológico deverá ser parte influente nos resultados finais.
Coxan@utas: No seu tempo de atleta profissional, o futebol era mais interessante para o torcedor? Por que tanto saudosismo de alguns torcedores pelo futebol dos anos 70 e 80, já que naquele tempo marketing e TV não influíam tanto quanto atualmente?
Caxias: A resposta está no final da sua pergunta. Com a TV, Internet, ficou mais fácil de ver tudo. Então, para que ir a campo, se depois se vê tudo o que aconteceu?
No passado, o futebol era mais lento e com muito mais talento; hoje ele é mais velocidades e menos talento. Com isto, quem tem um pouco mais de habilidade é astro consagrado.
Um abração a todos.
Caxias
A equipe de administradores do site Coxan@utas agradece a atenção dispendida a nós pelo Caxias, que gentilmente colaborou com a entrevista para o site.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)