
ENTREVISTA
O meia esquerda Eder Richartz (foto), atualmente no futebol português atuou no Coritiba durante a temporada de 2004, quando vestiu a camisa Coxa-Branca na Copa Toyota Libertadoes.
Por e-mail, o atleta gentilmente atendeu a equipe de administradores do site Coxan@utas, contando um pouco sobre o futebol europeu e deixando uma mensagem para os torcedores coritibanos, neste momento complicado que está passando o Coritiba no Campeonato Brasileiro.
Confira:
Coxan@utas: Como está seu momento profissional no futebol português? Existem muitas diferenças entre as torcidas do Brasil e da Europa? O que mais te chama a atenção no comportamento dos torcedores portugueses?
Eder: Graças a Deus está tudo bem por aqui, estamos bem no campeonato. Com certeza a torcida brasileira é muito mais quente, incentiva muito mais os jogadores. O que me chama mais a atenção neles é o comportamento que eles têm no estádio!!!
Coxan@utas: Você ainda guarda vínculos com o Brasil. Qual a maior saudade de Curitiba e do Coritiba?
Eder: Me adaptei bem no futebol português, porque é um futebol mais corrido. Sinto muita saudade de Curitiba, porque é uma cidade tranqüila e com pessoas espetaculares.
E do Coritiba também sinto muita saudade, porque foi um clube que me recebeu bem e me deu oportunidade de mostrar meu futebol para o Brasil e para o mundo.
Coxan@utas: Como está o "clima" na Europa, às vésperas da Copa do Mundo?
Eder: Por enquanto está tudo tranqüilo, não estão comentando muito.
Coxan@utas: Você tem contato com os ex-jogadores do Cori, que atualmente atuam em Portugal? (Danilo, Brum, Marcel, Fernando, Lira, Liédson).
Eder: Tenho contatos sim com os jogadores que estão por aqui, mas eu tenho mais contado é com o pessoal que joga na Acadêmica.
Coxan@utas: Conhecendo a estrutura do futebol europeu, como você avalia as condições que o Coritiba dava aos atletas, quando você ainda era profissional do Verdão?
Eder: Estou num clube que está jogando a primeira época na Primeira Liga portuguesa, então não tem muita estrutura ainda, mas os clubes maiores com certeza têm uma estrutura fantástica.
As condições possibilitadas pelo Coritiba a um atleta é a melhor possível e isto é muito importante para um atleta profissional.
Coxan@utas: O Coritiba está passando por uma fase complicada no Campeonato Brasileiro. Deixe uma mensagem para o torcedor Coxa-Branca.
Eder: Todo time passa por uma fase ruim, mas com certeza isso vai mudar! E o que eu posso dizer para o torcedor Coxa-Branca? Que continue torcendo, incentivando e acreditando na equipe, porque este clube é grande e vai sair dessa situação.
Um grande abraço para todos os torcedores do Coxa-Brancaaaaaaaaa...
Eder Richartz
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)