
DEPARTAMENTO DE FUTEBOL
Do site oficial do Coritiba
Mais um passo para o futuro (Adaptado)
Tendo em vista o planejamento defendido no final do ano passado, a diretoria do Coritiba trouxe para o Coritiba o olheiro Will Rodrigues, e cumpriu mais um compromisso com a família alviverde: a criação do setor de olheiros do clube, seção que ficará encarregada de observar e contratar novos jogadores.
“O Will representa a continuidade do projeto. Uma pessoa competente com o perfil que queríamos para administrar uma necessidade do clube: as contratações. Dentro do planejamento que fizemos estava previsto esta função, e ele se encaixou perfeitamente”, comentou Capitão Hidalgo, coordenador do departamento de futebol. “Mesmo porque, isso era um compromisso da diretoria com a nação Coxa”, salientou.
Contente em estar em um clube com a estrutura e a tradição do Cori, Will Rodrigues respondeu algumas perguntas ao Site Oficial.
Qual era sua função no clube anterior?
Observar alguns jogadores que interessassem, que fossem cabíveis no orçamento do clube e também auxiliando alguns treinadores nas observações das equipes adversárias.
Qual será seu papel no Coritiba, você fará o mesmo trabalho? Quais são os diferenciais que você pretende ter?
No Coritiba vou ajudar a direção, junto com a comissão técnica, a avaliar os jogadores a serem contratados.
Quais serão seus primeiros passos no clube? Quando começa esse trabalho?
Primeiro vamos sentar com a comissão técnica e diretoria para traçar os planejamentos sobre o elenco atual e depois que jogadores, com quais características, vamos necessitar agora.
Um dos objetivos da diretoria é formar um departamento, um setor de olheiros. Você já viu algo parecido, e como você interpreta essa idéia?
Acho fundamental o clube ter um departamento de observações. Deu certo em outros clubes, não tem porquê não dar certo num clube grande como é o Coritiba.
O torneio realizado pela FPF, agora em 2006, pode ser um bom campo de observação? Ou seu interesse é em outras localidades?
Essa Seletiva vai ser importante para nós, pois vamos analisar aqueles jogadores que não estão sendo aproveitados na equipe principal, como juniores, e faremos alguns testes em outros que forem chegando.
Tendo como perspectiva seu trabalho, com o bom trabalho que você faz identificando grandes estrelas, como você vê o atual elenco Coxa?
Olha, conheço alguns jogadores dessa equipe, já conversei com alguns diretores, e todos no Coritiba estão cientes de que com o trabalho e união de todos, o Coxa subirá para a divisão de elite, de onde nunca deveria ter saído.
Seu trabalho vai funcionar exclusivamente com jogadores profissionais, ou atletas de base também são um foco interessante? Por falar nisso, como você vê nossa base?
Sim, trabalharaei com os profissionais, mas sempre ajudando a base. Conheço pouco a base do clube, mas esta semana já vou conhecer as categorias e o CT.
Como um profissional do futebol, quais suas perspectivas para este ano, na Série B, e no ano que vem? De qual forma você pensa em planejar nosso futuro?
Acredito muito na subida para a Série A. De qualquer maneira, quero tentar trazer jogadores observados atentamente que queiram honrar as cores verde e branca e as tradições do Coritiba.
Com a chegada de Will Rodrigues ao Coritiba, agora a idéia é elaborar um plano de ações com todas as condições necessárias para o pleno funcionamento do setor. Desde um espaço físico, com equipamentos que possam permitir o contato primário - que consiste em análise de vídeos e reuniões com jogadores - a planos de viagens elaborados estrategicamente.
Ainda esta semana, o novo profissional vai se reunir com a comissão técnica e membros da diretoria e departamento de futebol para dar os passos iniciais neste novo compromisso com a família coritibana.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)