
CURIOSIDADE
O treinador Estevam Soares (foto) falou à imprensa após a derrota para o Brasiliense, ainda no gramado do jogo. Logo após o apito final, Estevam encontrou rapidamente uma série de desculpas para a derrota coritibana em Taguatinga: “Eu acho que não tem outra alternativa para explicar essa apatia do que o que aconteceu na semana. A gente treinou bastante, não conseguiu chegar no dia em que queríamos, tivemos que pegar um vôo diferente e ficamos 12 horas no trânsito. Então os jogadores sentiram cansaço”, declarou o responsável técnico do time Coxa-Branca.
No entender do treinador, as mudanças que ele promoveu até deram certo, mas com o passar do tempo, o cansaço voltou e o rendimento caiu novamente: “A parte física foi bastante afetada quando entramos em campo. A equipe estava lenta e desatenta. No começo do segundo tempo a gente melhorou um pouco com as mudanças, mas o tempo passou e os jogadores voltaram a cansar e tomaram outros dois gols”, finalizou o treinador do Cori.
Avaliação
É no mínimo estranho o argumento do treinador do Coritiba. Estevam Soares culpa os problemas de vôo como aqueles que deram origem do cansaço do time dentro de campo.
Estevam ainda afirma que as mudanças táticas dele deram certo, advogando em causa própria.
Bom lembrar que Eanes e Anderson Gomes, dois jovens, entraram em campo no segundo tempo. Aos 12 minutos do segundo tempo, Alberto marcou o gol do Cori. Respectivamente a nove e onze minutos depois de suas entradas, o Brasiliense aumentou o placar.
É de se estranhar que estas duas mudanças táticas do treinador tenham cansado em tão pouco tempo (até a marcação dos outros gols do time da casa).
A outra substituição feita por Estevam Soares, a entrada de Wilton Goiano no lugar de Andrezinho, aconteceu durante o andamento do segundo tempo, logo após o terceiro dos quatro gols sofridos pelo Verdão. Também é de se estranhar que nove minutos depois de entrar em campo, Goiano tenha sentido o cansaço, pois o Brasiliense ainda marcaria mais um.
Agora, se o problema na viagem foi a causa de tanto cansaço, é no mínimo oportuno saber quais foram estes problemas que fizeram a viagem da delegação Coxa atrasar doze horas. Isto porque na próxima viagem do Cori, até Manaus (mais longe que Brasília), é prudente tomar todos os cuidados no planejamento, para evitar que o cansaço de viagens atrapalhem o rendimento dos jogadores.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)