ENTREVISTA12/04/06, 12h00
Exclusivo: Artur fala aos COXAnautas
No começo da temporada, quando as especulações sobre reforços rondavam o Alto da Glória, vários nomes aparecendo, mas nenhum de destaque. O técnico Márcio Araújo, então sabendo que o Coritiba precisava de um goleiro que viesse e honrasse a camisa do Coritiba, indicou à diretoria o nome de Artur, goleiro que estava na reserva do Cruzeiro.
A diretoria, atendendo ao pedido do então treinador, foi atrás deste jogador, trazendo-o para o Couto Pereira. Artur veio para disputar posição com Julio Sérgio, mas esse logo foi dispensado.
O Coritiba contratou então o experiente goleiro Kleber, que estava no Fluminense. Kleber viria para ser titular, mas as grandes atuações de Artur o colocaram como titularíssimo da meta do Coritiba, e, por conseqüência, o transformaram no grande ídolo na Nação Alviverde da atualidade.
Quis o destino que, num lance em um treinamento no CT da Graciosa, Artur sofresse uma grave contusão nos ossos da face, que deverá tirá-lo dos gramados por aproximadamente dois meses.
Confira a entrevista concedida durante a tarde do último sábado ao colunista Ricardo Honório:
Coxan@utas: Conte um pouco de sua carreira até chegar ao Coritiba.
Artur: Comecei a jogar futebol nos times amadores de Campinas e região, passando pela seleção de Vinhedo e alguns times de Campinas.
Em 1996, fui para o Paulista de Jundiaí jogar a categoria infantil. Em 1997, fui para o juvenil, onde fui Campeão Paulista desta categoria.
Em 1998, fui para o juniores, chegando ao profissional em 1999.
Em 2001, comecei a jogar profissionalmente pelo Etti Jundiaí (atual Paulista), que era uma equipe patrocinada pela multinacional Parmalat. Logo no meu primeiro ano jogando, conquistamos dois títulos, o Campeonato Paulista da Série A2 e o Campeonato Brasileiro da Série C!
Em 2002, jogamos o Torneio Rio-São Paulo, e depois jogamos a Série B do Brasileiro, chegando ao 3º lugar. Já em 2003, fui para o Cruzeiro e tive a oportunidade de permanecer por três anos, conquistando dois títulos mineiros, e a tríplice coroa (Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), em 2003.

Coxan@utas: Você fez parte da conquista histórica “Tríplice Coroa” do Cruzeiro, em 2003. O craque daquele time era o meia Alex, grande ídolo da Nação Coxa-Branca. Conte um pouco sobre a convivência com o meia e a importância dele para o time.
Artur: O Alex sempre foi uma referência dentro do grupo, como amigo e capitão do time, sem contar que, dentro de campo, era sempre ele quem resolvia. É uma pessoa de grande caráter e de muita humildade. Mas, além de tudo, o considero como um grande amigo, e o admiro não só como profissional, mas também como pessoa.
Coxan@utas: A amizade com o meia Alex teve alguma influência na sua vinda para o Coritiba?
Artur: Sim. A partir de 2005, ele manifestou a vontade que eu viesse a defender o seu time do coração, porém não deu certo. Este ano, isto se concretizou, e estou muito feliz de poder estar aqui para ajudar o Coritiba nesta caminhada rumo à Primeira Divisão.
O Alex, mesmo longe, está sempre presente. É um grande amigo que tenho e estamos sempre em contato.
Coxan@utas: Você hoje é o principal ídolo da torcida Coxa. Você esperava que isso fosse acontecer rapidamente?
Artur: Não, não esperava. Mas isso pra mim é uma alegria e satisfação muito grande. Tenham certeza que vou retribuir todo carinho e confiança que esta nação está me proporcionando.
Coxan@utas: Infelizmente você sofreu uma grave contusão no rosto num treinamento. Conte como foi o lance.
Artur: Foi um lance casual em que tive um choque com o atacante Jefferson. No momento em que eu saía do gol, ele foi cabecear a bola. Infelizmente, tive uma fratura que vai me tirar dos gramados por algum tempo. Mas isso faz parte da profissão e tenho certeza que, no que depender de mim, rapidinho eu estarei nos gramados.

Coxan@utas: Até quando você tem contrato com o Coritiba? Há a possibilidade de renovação?
Artur: Meu contrato com o Coritiba vai até final de 2006, e, com certeza, existe a possibilidade da renovação. Estou feliz aqui. Gosto do time, da torcida e da cidade.
Coxan@utas: Quais são os projetos do goleiro Artur para o ano de 2006 e para o futuro?
Artur: Hoje, o meu maior projeto é colocar o Coritiba na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Depois, brigar por uma vaga na Seleção Brasileira.
Coxan@utas: Deixe um recado para a torcida Coxa-Branca:
Artur: Aguardem a minha volta. Dentro de seis semanas, estarei pronto para voltar a ajudar o Coxa. Juntos, nós formaremos uma só corrente rumo à Primeira Divisão.
Coxan@utas: Saiba que todos os torcedores do Coritiba estarão torcendo pela sua recuperação e, conseqüentemente, que você volte a honrar a camisa do Coritiba como tem feito até agora.
Artur: Eu agradeço e fico muito feliz com todo esse apoio e carinho. Em breve estarei no campo honrando esta camisa como sempre o fiz.
A equipe Coxan@utas e a torcida do Coritiba torcem pela recuperação do ídolo e desejam toda sorte, para que ele volte a defender a meta do Coritiba o mais rápido possível.