
MEMÓRIA
O jornalista Vinícius Coelho e os historiadores Guilherme Straube e Pierre Alexandre Boulos (Conselheiro), que fazem parte do grupo Helênicos, fizeram uma visita à família do ex-craque Coxa-Branca, Pizzatinho, jogador que está no rol dos maiores atletas que já vestiram a camisa do Coritiba.
Numa agradável reunião, Vinícius e os historiadores coritibanos foram recebidos pela filha (Lúcia), pelo neto (Fabiano) e parentes próximos de Pizzatinho, que permitiram o acesso a todo o todo material histórico relativo ao período em que o atleta jogou no Coxa (de 1929 a 1937).
Pizzatinho era originário de uma verdadeira família alviverde. Além dele, também seus irmãos jogaram no Verdão: o zagueiro Pizzatto (Esteliano Pizzatto) e Sadi (Sadi Pizzatto). O pai deles, Pedro Nolasco Pizzatto, foi presidente do Coritiba em 1930.
O acervo histórico da família Pizzatto será digitalizado e os dados históricos serão registrados, fato importante para o trabalho de pesquisa e preservação da memória do Coritiba Foot Ball Club. O pesquisador Guilherme Straube destaca a importância desta cessão de direitos de imagens: "é um exemplo que podia ser seguido por outras famílias, visando o resgate integral da linda história coritibana".
O material será catalogado e será utilizado para o Memorial Coritibano, um projeto idealizado pelos Helênicos para as comemorações do Centenário do Coritiba.
Guilherme, Pierre, Vinícius, Fabiano Pizzatto Brusamolin, Fernanda Pizzatto Brusamolin Larson, Sophia Brusamolin Larson, Lucas Spengler Pizzatto, Marcio Olsen Pizzatto, Lucia Helena Pizzatto Brusamolin, Karin Spengler Pizzatto (e Mateus), Sebastião Brusamolin
Fernanda, Lucia, Guilherme, Fabiano, Pierre, Vinicius, Sebastião, Sophia, Lucas, Marcio, Karin (e Mateus).
Lucia, Guilherme, Pierre, Vinícius, Fabiano
Para saber mais sobre a história do Coritiba, visite o site www.historiadocoritiba.com.br.
Como ajudar a preservar e contar a História Coxa-Branca?
O grupo Helênicos foi criado em setembro de 2004 com o intuito de resgatar a rica história do Coritiba Foot Ball Club. Atualmente, o grupo formado por nove pesquisadores, mantém o site www.historiadocoritiba.com.br para divulgar o resultado de suas pesquisas e também prepara o Memorial do Clube, com inauguração prevista para durante as comemorações do centenário do Coxa, em outubro de 2009.
Alguns ítens estão sendo avidamente procurados, para maior sucesso do Memorial:
• Camisa do Clube, usada em qualquer época (até 1979)
• Fita de vídeo “Super-8” de jogos, lances ou gols (das décadas de 50, 60 ou 70)
• Fita de áudio de jogos ou gols (das décadas de 50, 60 ou 70)
Se você tem ou conhece quem tenha qualquer um desses materiais, entre em contato pelo telefone (41) 9957-8672 ou mande um e-mail para guilherme@historiadocoritiba.com.br. Os pesquisadores se comprometem de ir até você, providenciar a cópia do material e devolvê-lo rapidamente.
O grupo está trabalhando para fazer o melhor Memorial de clubes do Sul do país. Para isso, conta com sua ajuda! Participe!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)