
COXANAUTAS
Do site oficial do Coritiba
Parabéns Evangelino
O ex-presidente do Coritiba, Evangelino da Costa Neves, comemora hoje, dia 9 de novembro, mais um aniversário. São 80 anos de amor e dedicação ao Coritiba.
Em 13/06/1967, o presidente Lincoln Hey se licenciou, e Evangelino assumiu provisoriamente o cargo até 15/11/1967, quando venceu as eleições. Depois disso, ficou como presidente de 1968 a 1979. Após um período afastado, voltou em 1982 e ficou até 1987, quando novamente se afastou, voltando em 1992. Permaneceu até junho de 1995, quando se afastou, para o Triunvirato assumir o Coxa.
Evangelino, conta como assumiu o Coritiba:
"O Coritiba atravessava uma fase muito difícil no ano de 1966, só faltava colocar nas manchetes dos jornais da cidade: "Procura-se um presidente no Coritiba!". E fui convidado na Boca Maldita para ser o presidente do Clube. Nunca tinha pensado nisso e recusei o convite, dizendo que o Coritiba precisava de um presidente experiente, que tivesse conhecimento do clube e eu não tinha.
Aí nesse convite feito na Boca Maldita, pelo falecido Pizzato, pelo Nivaldo da Cunha e por tantos outros da velha guarda do Coritiba, e naquele momento passava o Dr. Lincoln Hey. Falei que ele seria uma boa pessoa para ser presidente do Coritiba. E naquele momento, então chamaram Lincoln, que aceitou de imediato o convite.
Em 67, passei a fazer parte da diretoria do Lincoln, até que no final deste ano, Lincoln se afastou do Coritiba e eu assumi então a presidência, cumprindo um mandato tampão. Em 68, houve a eleição e acabei ganhando para o biênio 68-69".
Hoje, Evangelino é membro da Diretoria Executiva do Coritiba, administrado por Giovani Gionédis.
Na gestão de Evangelino, o Estado do Paraná conquistou suas maiores glórias. A Fita Azul Internacional, em 1972; O Torneio do Povo, em 1973, que foi o primeiro título
nacional de um clube do sul do país; e o inédito brasileiro em 1985, o primeiro do estado, que originou o maior carnaval da história de Curitiba.
Além disso, Evangelino montou grandes times que estão até hoje, eternizados na lembrança dos mais velhos e na história de uma nação.
O Coritiba parabeniza Evangelino, uma das pessoas mais importantes na história do futebol paranaense e brasileiro.
Foto: Arquivo Cori Ação
Legenda: Evangelino (esq) recebendo o título de "Cidadão Orgulho da Torcida Coxa" das mãos do Coxan@uta Julio Malhadas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)