
Reunidos em Londres, neste sábado, 28, os integrantes da International Football Association Board (IFAB) anunciaram mudanças em algumas das regras do futebol.
De forma geral, não foram alterações heterodoxas. Basicamente as alterações são as seguintes:
- Regra 1, do campo de jogo: também serão aceitas competições disputadas em gramados artificiais. Até então eram admitidas competições apenas em gramados naturais. Os gramados artificiais deverão obdecer aos critérios de qualidade definidos pela FIFA ("International Artificial Turf Standard");
- Regra 3, do número de jogadores: poderão ser realizadas até seis substituições quando de jogos amistosos;
- Regra 10, do gol marcado: nos casos de critérios para desempate em competições, não existirá mais o sistema de "Gol de Ouro" (o time que marcasse o primeiro gol seria considerado vencedor. A IFAB votou a favor da porrogaçao (dois tempos de 15 minutos, sem intervalo) e persistindo o empate, cobranças de pênaltis alternados até a definição do vencedor.
- Regra 12, das faltas e conduta anti-desportiva: um jogador quando da comemoração de um gol levantar a camisa do uniforme, mostrando outra camisa por debaixo da camisa de jogo, deverá ser advertido com cartão amarelo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)