
FISIOLOGIA
Na avaliação geral da imprensa, no último jogo do Brasil contra a Austrália, a atuação da nossa seleção foi fraca. O time passou por muito sufoco para garantir a vitória. O futebol mostrou-se abaixo do que pode render. “A equipe apresentou evolução, ainda que discreta. Mas com os treinos desta semana reforçados, deve enfrentar o Japão apresentando uma condição ainda melhor”, afirmou o médico fisiologista Rodrigo Camargo.
Segundo ele, apesar da carga não ser intensa, o foco do treinamento está centrado em prevenir lesões musculares, o que tem sido feito com sucesso até agora. “Está havendo uma evolução em poucas valências físicas - velocidade e resistência anaeróbica - e o cuidado em se preservar as qualidades que os atletas ganharam durante toda a temporada”, explicou o fisiologista.
Mais uma vez, Ronaldo mostrou estar fora de forma. “Está faltando ritmo, coordenação de movimentos”, disse o médico. “Mais do que perda de peso e massa muscular, Ronaldo precisa é de condicionamento”, acrescentou dr. Rodrigo.
Os jogadores que, segundo ele, vêm demonstrando melhor preparo físico neste estágio,são Kaká, Juan, Zé Roberto e Lúcio. “Eles mostraram agilidade, resistência anaeróbica e capacidade aeróbica. O trabalho físico com estes atletas deve focar a manutenção das valências físicas já atingidas e prevenir os efeitos da fadiga e as lesões musculares”, complementou dr. Rodrigo, que espera também ver mudanças na escalação do elenco principal que enfrenta o Japão nesta quinta-feira.
Fonte: ACE Comunicação
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)