
CURIOSIDADE
Na tarde de ontem, o presidente do Coritiba, Giovani Gionédis (foto), participou do programa Transamérica Esportes, da Rádio Transamérica FM.
Na entrevista concedida pelo dirigente, foram esclarecidos diversos assuntos envolvendo o Clube. Gionédis falou sobre as estruturas das categorias de base, sobre a estrutura patrimonial do Clube, sobre a campanha atual, sobre a perspectiva de uma nova conquista em âmbito nacional, sobre a possível saída de Rafinha, além de alguns outros assuntos. O site Coxan@utas traz um resumo das principais declarações do comandante alviverde.
Centro de Treinamentos
O CT Bayard Osna será transformado em um Centro de Formação de Atletas, deixando de ser um Centro de Treinamentos, e passando a se dedicar exclusivamente à formação de jogadores. Faz parte deste projeto a construção de um hotel no CT com capacidade para 100 pessoas, onde residirão os futuros craques.
Escolinhas de futebol
Gionédis foi questionado sobre por que não utiliza, no que se refere às escolinhas, modelo semelhante ao utilizado pelo principal rival. O ex-funcionário Rildo (que também trabalhou no A. Paranaense) foi citado como idealizador desse modelo, e GG disse que não pretende fazer algo nos mesmos moldes do co-irmão.
A intenção do presidente coritibano é primeiro sanear o Clube, para depois investir nesse tipo de projeto. Gionédis diz não valer a pena emprestar o nome do Coritiba para um desconhecido.
Também é sua intenção implantar diversas escolinhas, mas com dinheiro do Clube, profissionais e professores do Clube, campos do Clube - enfim, com estrutura própria, totalmente independente - em todo o Estado.
Terceiro Anel do Couto
Giovani comentou sobre um novo projeto para o fechamento do terceiro anel na reta da Mauá. Este projeto está para ser concluído e apresentado em breve. Logo que apresentado, passa-se a buscar uma parceria junto à iniciativa privada de modo a viabilizar a construção do terceiro anel, tão sonhado pela torcida, e a conclusão do maior estádio do Paraná.
Coritiba x São Paulo - 40 mil pessoas no Couto Pereira
O Presidente diz ter desistido da idéia de colocar 40 mil ingressos à venda para o jogo contra o São Paulo, no 2º turno do Campeonato Brasileiro, pois, para isto, o Clube teria que descumprir alguns item do Estatuto do Torcedor, coisa que ele não pretende fazer. Assim, a segurança do torcedor é mantida em primeiro lugar.
Campanha no campeonato corrente
Giovani disse entender que o campeonato está aberto. O Presidente entende que o principal defeito do Coritiba até o momento foi a perda de muitos pontos dentro de casa, pois, jogando fora de seus domínios, a campanha do Verdão é razoável. GG entende que, melhorando o desempenho dentro do Alto da Glória, a campanha tende a melhorar muito.
Título
Gionédis comentou sobre a entrevista veiculada em um site especializado no futebol paranaense sobre a possibilidade real do Coritiba voltar a conquistar um título brasileiro em um prazo de dez anos.
O Presidente do Alviverde esclareceu que esse é o tempo que o clube necessita para ter a estrutura suficiente para novamente ser campeão. No entanto, fez questão de frisar que nada impede que o Clube possa ser campeão antes desse prazo.
Eleições do final do ano
Giovani Gionédis afirmou que é candidato à reeleição, e que pretende ficar à frente do Clube até terminar de saneá-lo financeiramente, e até que se conclua o terceiro anel. A intenção é sair após cumpridas essas duas metas.
Rafinha
Há três clubes europeus interessados na contratação do lateral-direito Rafinha. No entanto, as propostas apresentadas não chegaram ao valor desejado pelo clube, que seria de aproximadamente 5 milhões de Euros.
Giovani esclareceu que a multa rescisória de Rafinha é de 15 milhões de dólares, ou seja, aproximadamente 35 milhões de reais. No entanto, no caso do Clube conseguir pela venda do atleta metade do valor previsto no contrato, o Presidente entende que estará fazendo um bom negócio.
Informou ainda que o salário que Rafinha provavelmente receberá, transferindo-se para a Europa, gira em torno de 100 mil Euros mensais, o que, descontando-se os valores referentes a impostos, dá mais de 50 mil Euros líquidos por mês, ou quase R$ 200.000,00.
Finazzi
Questionado sobre um eventual arrependimento sobre ter chamado o atacante Finazzi, recentemente contratado pelo rival, de pangaré, Gionédis declarou: "Finazzi é pangaré, o tempo vai provar isso."
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)