
PARCERIA
Receita é fazer cera
Vinícius Coelho,Tribuna do Paraná, 06/10/2005
Recebo do Guilherme Straube, estudioso pesquisador do futebol paranaense e especialmente da vida do Coritiba, uma análise que ele e um amigo fizeram, para detectar o problema do Coritiba.
Do resultado de sua análise vem a receita: fazer cera no início do jogo. Cair, retardar a cobrança de um tiro de meta ou arremesso lateral, enfim, fazer o possível para o jogo passar dos dez minutos.
E manda o diagnóstico, com os gols adversários: Juventude (Wiliam): 9 min; Vasco (Romário): 4 min; Botafogo (Alex Alves): 2 min; Cruzeiro (Adriano): 4 min; Brasiliense (Agnaldo): 2 min; Corinthians (Tevez): 3 min; Santos (Geilson): 7 min; Palmeiras (Washington):8 min; Paraná (Dias): 2 min; Goiás (Tabata) 1 e 6 min;
***
Se esses gols não tivessem saído, o Coritiba hoje seria o quarto colocado do campeonato, revela o Guilherme. Por mais banal que possa parecer a pesquisa, ela revela um defeito irremediável do time, que parece entrar dormindo em campo. No jogo com o Goiás, mesmo sem jogar bem, mesmo deixando a desejar, pelo esforço dos jogadores chegou a dominar a partida, até ter um jogador expulso. Sem os dois gols, no mínimo empataria, se bem, que o Goiás mudaria também a forma tática de jogar, pois o Geninho tratou apenas de administrar a partida e garantir o triunfo, assustando ainda nos contra-golpes.
***
O grande problema do Coritiba continua sendo a falta de bússola. Os jogadores correm, correm, lutam, mas a bola está difícil, o passe não sai e vão todos numa evolução apenas física e não técnica. Não há jogada.
No jogo com o Goiás, o único caminho eram os flancos. Preferiram o miolo, embolando tudo e facilitando a vida da defesa goiana. Hoje, em todos os setores há deficiência e acho até que mais do que o ataque, o meio-de-campo está sendo fundamental.
Mesmo com Nascimento e Capixaba, este também entrando no ritmo de levar tudo individualmente para o lado adversário, a bola não pára. Pensava-se que o Elton daria um jeito, mas ele demonstrou total ineficiência na sua grande chance de terça-feira. A sorte do lado de fora do campo está ajudando, pois os que estão atrás também não ganham de ninguém. Mas a situação já começa a ficar preocupante, pela falta de perspectiva positiva.
Pesquisa histórica: Helênicos. Para saber mais sobre a história do Coritiba, visite o site www.historiadocoritiba.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)