Coritiba 2x1 São Paulo, 1998/Foto de arquivo/Coritiba Foot Ball Club
Com o objetivo de relembrar demonstrações do profundo amor da fiel galera Coxa-Brana pelo time de coração, o site COXAnautas republicará matérias sobre jogos históricos que ficaram na memória e no coração da torcida coritibana.
Dentre uma série de matérias que estão sendo programadas, hoje o site COXAnautas relembra uma histórica partida ocorrida no estádio Couto Pereira, no ano de 1998, entre Coritiba e São Paulo.
Naquele ano, o Cori fez uma excelente campanha, terminando a primeira fase na terceira colocação. O Verdão foi eliminado na segunda fase pela equipe da Portuguesa, na série de três jogos a equipe paulista levou a melhor na primeira partida em São Paulo, vencendo por 3x1, no segundo jogo o placar foi de 0x0 e o terceiro jogo um amargo 2x2 tirou do Cori a mais real das chances de ser Bi Campeão Brasileiro.
Para muitos dos mais novos, este é o jogo que mais marcou. Domingo de sol e o Couto Pereira estava totalmente tomado. Extra-oficialmente sabe-se que o público total beirou o número de 55 mil pessoas, algo impensável para os dias atuais, tendo em vista as modificações ocorridas no estádio em razão das exigências do Estatuto do Torcedor.
O jogo foi eletrizante, com o Coxa vencendo por 2x1, com direito a virada e até a perder pênalti. A torcida Alviverde deu um espetáculo nas arquibancadas e todo o Brasil pôde perceber a força e o tamanho da Nação Coxa.
Naquela época, o site COXAnautas ainda engatinhava, tinha apenas dois anos, mas a cobertura do jogo não deixou a desejar e esteve à altura da torcida Coxa.
Que os ares daquele domingo, 18/10/1998, possam novamente se fazer presentes hoje, neste decisivo jogo diante do Brasiliense, assim como em todas as outras rodadas do difícil campeonato da Série B.
Torcedor, compareça, leve um amigo, demonstre todo o seu amor pelo Coritiba. Apóie do início ao fim.
Sim, o Coxa vai voltar!
Coritiba 2x1 São Paulo, 1998/Foto de arquivo/Coritiba Foot Ball Club
COXAnautas, 19/10/1998, segunda-feira
O Verdão esteve demais! 50 mil pessoas deliraram com a virada do Coxa!
Obrigado São Pedro! Obrigado Sandoval! Obrigado Struway! Com uma linda vitória sobre o São Paulo (2x1), o Coritiba empata com a Portuguesa em quinto lugar no campeonato e fica a apenas três pontos do líder, Palmeiras! Como estávamos prevendo durante a semana toda, o Couto Pereira estava completamente lotado: 51 mil pessoas dentro - mais 20 mil fora, que voltaram para casa sem ver a grande vitória do Verdão. O jogo foi emocionante e se de virada é mais gostoso, então não poderia ter sido melhor.
A partida começou de forma estranha, com o Coritiba meio assustado. O tricolor pressionava e o Coxa não conseguia responder - os poucos ataques eram na base do "na cabeça de quem cair é padre".
Passado uns 10 minutos, a equipe foi tomando conta do jogo e Macedo e Sinval já começavam a mostrar serviço quando, numa bobeada de Márcio Goiano - que jogou muito mal a primeira etapa - França, de cabeça, mandou para o fundo das redes de Régis. O cruzamento foi feito por Serginho, o melhor jogador em campo na primeira etapa. O gol abalou a equipe do Coxa e sua enorme torcida.
A partir dos 30 minutos o Coxa encurralou o São Paulo e era todo pressão. Aos 36, João Santos (foto de cima) recebeu a bola na área e passou, de calcanhar, para Sandoval empatar a partida. O Coxa teve, ainda, duas boas oportunidades até o final do primeiro tempo, mas nenhuma delas foi aproveitada.
O Verdão voltou muito melhor para a segunda etapa. Dario Pereyra corrigiu as falhas de marcação da nossa defesa - que não apresentou mais nenhum problema grave nessa partida. Com isso, a pressão do Coritiba era sensacional.
Aos 12 minutos, após dois erros consecutivos de Macedo e Sinval - não conseguiram chutar a bola no gol - Struway pegou o rebote da defesa, cortou o zagueiro e fez um golaço, de "trivela": 2x1 Coxa!
Depois do gol o Coritiba passou a ser mais cuidadoso e gastava o tempo tocando a bola. Aos 24, Márcio Goiano deu um "olé" em Beletti, que deu um pontapé no jogador alviverde - Beletti foi expulso. Com um homem a mais, ficou fácil para o Verdão, que não fez o gol por pura falta de sorte.
Aos 30 minutos, Cléber entrou no lugar de Sinval e fez boas jogadas. Em uma delas,
Cléber deixou Macedo na cara do gol, que foi derrubado por Fábio Aurélio. Gélson
Baresi bateu a penalidade no canto direito e Rogério fez a defesa. No rebote Macedo quase marcou, mas um zagueiro paulista salvou em cima da linha do gol.
O jogo foi sendo administrado pelo Cori de forma inteligente e, aos 49 minutos, o árbitro Sidrack Marinho levantou o braço e a nação alviverde, que cantava: "Coxa eu te amo!"
O próximo desafio do Verdão será contra outro Verdão, o de São Paulo. O jogo será quarta-feira, às 20h30, no Parque Antártica. Os privilegiados que tiverem NET poderão assistir ao jogo, ao vivo e em cores, no canal Sportv.
Quem não tiver, leve sua bandeira à casa do vizinho e não deixe de acompanhar o Coxa em busca do bicampeonato.