
MEMÓRIA
Confira a ficha técnica do jogo Coritiba e Flamengo
Coritiba 2 x 2 Flamengo
Data: 09/11/1988
Local: Estádio Couto Pereira
Arbitragem: José Assis Aragão (SP)
Gols: Osvaldo aos 32´ e Zico aos 39´ do 1° tempo. Bebeto aos 19´ e Tostão aos 30´ do 2° tempo.
Público Pagante: 45. 458.
Renda: Cz$ 25.754.000,00
Pênaltis: 3x2 (Vica, Rafael e Tostão para o Coritiba; Bebeto e Leonardo para o Flamengo).
Coritiba: Rafael; Ditinho (Carlos Alberto), Vica, Everaldo e Dionísio; Róberson, Júnior, Osvaldo e Tostão; Sanabria e Kazu. Técnico: Valdir Espinosa.
Flamengo: Zé Carlos; Xande, Rogério, Dario Pereyra e Leonardo; Delacir, Luvanor e Zico; Sérgio Araújo, Bebeto e Zinho. Técnico: Telê Santana.
Confira os relatos de alguns torcedores que estiveram nesse jogo:
O que eu me lembro desse jogo:
Zico jogando, estádio muito cheio.
Acaba o jogo 2x2 e vai para os pênaltis. Nesse ano, o regulamento era assim.
Um lado das torres de iluminação é "desligado". Por coincidência, o lado aceso é da torcida do Coxa. Mas o árbitro espera voltar e a cobrança ocorre do outro lado.
Coxa ganha e uma das cobranças é do Rafael.
A primeira grande lembrança (tirando 85) que eu tenho de um jogo no Couto Pereira. A torcida do Coxa fazendo a diferença. Acredito que esse dia para mim foi decisivo para nunca mais largar essa paixão pelo Coritiba.
Rodrigo Schmidt Campos
Este jogo marcou muita na minha história de amor pelo Coritiba Foot Ball Club.
Vários fatores contribuíram para que eu tenha uma grande lembrança deste jogo.
Era um menino de 13 anos, fui ao jogo com o meu pai, com o meu irmão Fernando, e com o Dimas, meu grande companheiro até hoje de Couto Pereira. Ficamos no lado direito das sociais. Lembro que tivemos que ficar de pé, pois tinha muita gente no Alto da Glória e chegamos em cima da hora do começo do jogo.
Dentro do gramado, as atrações para mim eram inúmeras. Do lado do Coritiba tinha a estréia do meia Osvaldo, que, no ano seguinte, se tornaria um dos melhores volantes na história do Coritiba. Tinha também o grande maestro Tostão, firmando-se cada vez mais como a grande estrela da equipe, além do ataque estrangeiro, formado pelo paraguaio Sanabria e pelo japonês Kazu.
Começava a se desenhar o grande time do Coritiba que faria um grande Campeonato Brasileiro em 1989, pois além de Osvaldo, Tostão e Kazu, neste time de 1988 já jogavam o meia Carlos Alberto Dias, o zagueiro Vica e o lateral-esquerdo Dionísio, que viriam a fazer parte do esquadrão do Coritiba comandado por Edu Coimbra.
Pelo lado do Flamengo, a minha emoção era ver in loco o meu maior ídolo no futebol, Zico, além da lenda viva Telê Santana no banco de reservas.
O jogo foi espetacular, e a vibração das torcidas também. O ponto alto da partida foi ver o craque Zico cobrar um pênalti defendido por Rafael e ver o mesmo Rafael cobrar um pênalti e dar a vitória ao Coritiba.
Considero este como o maior jogo visto por mim dentro do Estádio Couto Pereira.
Ricardo Alexandre Honório Alves
Eu era bem novo, tinha apenas 8 anos, mas me recordo desta partida.
Cheguei e o estádio já estava lotado. Tive, juntamente com meu pai, que assistir ao jogo no terceiro anel, fato inédito pra mim na época. Vou ao estádio desde 1983, mas nunca tinha ficado no terceiro anel. Alguns jogos da minha infância são claros em minha memória, como Coxa x Pinheiros na decisão de 1986, Coxa x Flamengo em 1988 e Coxa x União Bandeirante na decisão de 1989.
Neste, contra o Flamengo, me lembro muito bem de ter visto um estádio completamente lotado, como sempre, muitas horas antes do jogo. Durante a partida, muita festa da torcida do Coxa.
O jogo acaba 2x2 e vai para os pênaltis, por causa do regulamento. Rafael faz aquecimento de levantar os braços para ficar bem aquecido, e, na hora da cobrança de nada mais nada menos do que Zico (que pra mim é o segundo maior jogador que eu vi jogar em campo, ficando atrás apenas de Maradona), Rafael defende e o estádio vai à loucura.
Um dos jogos mais inesquecíveis da minha infância. Tanto que hoje, sem dúvida, Rafael é meu maior ídolo. Tive algumas oportunidades de me encontrar com ele depois e agradecer por tudo que nos fez. Até por isso que, no meu ingresso da final de 1985, a única assinatura que tem é a dele.
David Meira
Agradecimento especial aos Helênicos, que contribuíram fornecendo os dados do jogo.
Torcedor alviverde, se há algum jogo que marcou sua vida como torcedor do Coritiba, envie seu depoimento para o endereço falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Seu depoimento pode vir a fazer parte de uma matéria especial como esta.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)