
MEMÓRIA
"Não me canso de analisar a tabela, os adversários, jogos que valem seis pontos... Tudo!
Nesta neura lembrei de uma situação acontecida lá dentro do Coxa. E como você me falou sobre contar histórias sobre os bastidores do futebol, resolvi tomar a liberdade e deixá-la aqui.
Depois de tropeços numa fase importante de classificação para a Série A, chegamos num impasse: tínhamos de ganhar do Ceará lá em Fortaleza e o Mogi Mirim não perder para o Remo, num estádio pequeno e superlotado, em Belém. É mole?
Então, no dia destes jogos, publiquei um anúncio com manchete e assinatura:
... VAI DAR TUDO CERTO
... SE DEUS QUISER.
Parte da Diretoria disse que era uma irresponsabilidade, que a propaganda iria frustrar ainda mais a Torcida.
Para você ter uma idéia do drama, sai de carro sozinho para escutar o jogo pelo rádio. Morava no Alto da Glória e quando as partidas terminaram, eu estava em Pinhais.
O resultado você já sabe. Não só classificamos, como subimos. Passagem simples, mas naquele domingo".
Nota do Editor
Na terceira fase da Segunda Divisão de 1995, o Coritiba vinha de três empates, uma vitória e uma derrota.
Estes maus resultados indicavam uma necessidade do Verdão de ir para a última partida precisando não só vencer fora, mas torcer também contra o Remo, um adversário muito difícil de ser parado quando jogava em casa. Isto fez com que alguns torcedores desacreditassem da possibilidade Coxa-Branca de voltar para a Primeira Divisão.
Mas nem todos Coxas-Brancas estavam desacreditados e estes foram recompensados.
Na última rodada, em Belém, Remo e Mogi empataram em zero a zero; o Coritiba foi a Fortaleza e venceu Ceará por 2x0, uma combinação perfeita (e inesquecível para muitos coritibanos) de resultados que daria ao Coxa o direito de ir ao quadrangular final.
No quadrangular final, o Coxa chegou numa das duas vagas para a Primeira Divisão do ano seguinte com os seguintes resultados:
Coritiba 5x0 Mogi Mirim
A. Paranaense 1x1 Coritiba
Central 2x1 Coritiba
Coritiba 4x2 Central
Coritiba 3x0 A. Paranaense
Coritiba 1x1 Mogi Mirim.
Guaraci Mercer, publicitário. Ele foi Diretor de Marketing do Coritiba em 1995.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)