
NÃO VALE A PENA VER DE NOVO
Os administradores dos Coxanautas selecionaram os 12 textos, entre mais de 400 publicados pelos colunistas do site ao longo do ano, que mais bem retrataram a situação vivida pelo Coritiba - e sua angustiada torcida - de janeiro a dezembro, na avaliação da equipe COXAnautas. Essas colunas, que funcionarão como uma retrospectiva do ano de 2006, passam a ser publicadas diariamente até o dia 31 de dezembro.
Mais do que uma mera retrospectiva, essa seleção tem por objetivo garantir com que os erros desse ano sejam relembrados, e, esperamos, com uma grande dose de utopia, nunca mais repetidos.
CONTRATEM A SORTE. VAMOS PRECISAR!
Alguém já disse que existem dois tipos de problemas: os que têm solução e os outros. A permanência da atual Diretoria do CORITIBA até o final de seu mandato parece, pelo imbróglio jurídico e pela divisão política que hoje toma conta do Conselho de Administração do Clube, algo que dificilmente deixará de acontecer.
Gionédis não abre mão de seu cargo como mandatário maior das coisas do CORI e reafirmou isso em uma coletiva à imprensa: "... pelo que fiz de bom ao CORITIBA, tenho o direito de recolocá-lo na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro...". Direito tem (uma vez os questionamentos sobre a eleição passada não foram longe).
Todavia, até agora presidente, o senhor demonstrou apenas que sabe como rebaixar um CLUBE do porte e da história do CORITIBA. Aliás, passará muito tempo, presidente, até que um dia eu, particularmente, possa esquecer a queda para a segunda divisão. Hoje, meu sentimento é que o rebaixamento, da forma como aconteceu, pertence ao rol das coisas imperdoáveis.
Uma vez que sabemos ser essa a realidade com a qual vamos conviver, não tenham dúvida de que a pressão forte sobre a Diretoria Executiva que aí está deve continuar. Sempre de forma pacífica, deve-se demonstrar uma insatisfação crônica, pois esse é o único combustível capaz de fazer o "motor" das pessoas que dirigem o CORI funcionar. Não há outra forma.
Quem leu a última coluna que escrevi deve lembrar do grave problema de TIMING que apontei na gestão do futebol ALVIVERDE. Pois não é que o risonho astronauta brasileiro (na verdade, um carona de 10 milhões de dólares) foi e voltou do espaço e, nesse tempo todo, não contrataram ninguém (aqueles três ou quatro últimos reforços dos quais se fala tanto).
Agora, finalmente decidiram sobre o Coordenador de Futebol, trata-se de José Hidalgo Neto.
Com calma para que possamos compreender a lógica de tudo isso: contrataram os jogadores que estão aí, depois trouxeram este técnico e agora para evitar ruídos nas negociações em andamento e para economizar recursos para futuras contratações, remanejaram o ex-capitão COXA de Assistente para Coordenador, cargo que em tese deveria ter sido o primeiro a ser preenchido. Ou seja, tudo ÀS AVESSAS.
Isto a menos de uma semana para o início da Série B. Mas, neste particular, nada a reclamar. Afinal, avisaram: "não temos pressa".
Se perguntar não ofende, quais eram as funções do assistente da presidência? Presumo deveriam ser importantes. E agora, fica vago este cargo? Ah, sim. Temos que economizar.
Não investir forte no elenco agora, deixa transparecer a incerteza do retorno à Primeira Divisão. Afinal, subindo, voltariam as cotas de Tv mais atraentes, sem contar com a valorização do grupo de jogadores. Tristemente, um caso clássico de miopia empresarial.
Possuímos um técnico, é verdade, mas não vejo nele o perfil do comandante que o CORITIBA necessita. No entanto, bastarão duas ou três partidas para que ele diga a que veio.
A questão que se coloca, no entanto não é bem essa e sim quantas derrotas teremos de suportar até que Estevam Soares deixe o Alto da Glória. Aguardaremos 8 derrotas consecutivas assim como ano passado, presidente?
BONAMIGO está na praça e é um profissional que já mostrou competência e possui identidade com o CORI. Pensando bem, com a economia feita a partir do aproveitamento de Hidalgo, torna-se possível contratar o técnico que levou o CORITIBA à Libertadores. Fica a sugestão.
Existem ainda muitas questões em aberto no ALTO da GLÓRIA: o caso da ANISTIA aos Conselheiros, por exemplo. Salvo engano, até agora nenhum deles renunciou ao regalo concedido pelo Presidente Giovani Gionédis e voltou a assumir o antigo compromisso financeiro com o CLUBE.
Ainda há o tema envolvendo a conclusão do Terceiro Anel do COUTO PEREIRA. O site COXAN@UTAS, em reportagem exclusiva, mostrou o PROJETO com plantas, cálculos, cronograma e tudo o mais sobre a obra.
A quantas anda a proposta dos empresários que estão à frente dessa iniciativa? Se há uma outra opção à deles, pelo amor de Deus, que se fale de uma vez. Qual a posição da Diretoria sobre essa matéria?
Alguém aí lembra que o COXA seria o primeiro CLUBE a transformar-se numa S/A? Eu lembro.
Estamos perguntando, sim, mas queremos respostas convincentes, sem evasivas. Que se coloquem todas as cartas na mesa.
O silêncio que ecoa dos corredores e salas do ALTO da GLÓRIA muitas vezes me faz lembrar a última passagem de Duda Mendonça pela CPI dos Correios. Na ocasião, protegido por uma decisão do Supremo Tribunal Federal, o publicitário não era obrigado a responder perguntas que pudessem prejudicá-lo. Pois bem. A certa altura, cansados de tantas recusas em responder, deputados e senadores lhe inquiriram se sabia o nome da própria esposa. A resposta? "Eu não vou responder."
Da mesma forma, a postura da Diretoria do Coritiba cria um vazio de informação e alimenta a angústia da TORCIDA ALVIVERDE.
Todos nós, COXAS, temos muitas perguntas à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração. Faltam-nos respostas que realmente expliquem tudo que acontece e como são tomadas as decisões dentro do MAIOR CLUBE DE FUTEBOL do Paraná.
Os “proprietários” do CORITIBA - só para que fique bem claro - somos nós, TORCEDORES de todas as horas. Nessa condição, é impossível que não vejam esgotada nossa cota de paciência e que já fizeram o suficiente para destruir o que ainda nos restava de auto-estima.
De todas as verdades, uma é definitiva: O GLORIOSO é grande demais para que nos ignorem indefinidamente. A TORCIDA do CORITIBA merece mais respeito.
Por fim, se "sobrar algum" desse modelo de gestão orçamentária, tentemos um contrato até o final de 2007 com a SORTE. Afinal, se as coisas não mudarem e mudarem muito, ela será decisiva daqui para frente.
Falei e assino embaixo.
Guaraci Mercer
COXAEUTEAMO!
Clique aqui para conferir a melhor coluna de Janeiro de 2006.
Clique aqui para conferir a melhor coluna de Fevereiro de 2006.
Clique aqui para conferir a melhor coluna de Março de 2006.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)