
UMA DECLARAÇÃO DE AMOR
Quanto vale um amor?
Quanto vale uma história de amor?
Quanto vale um passado?
Quanto vale lembrar de um passado que conta uma história de amor?
Ontem, pela primeira vez, fui ao jantar em homenagem a um antigo jogador do Coritiba. Na verdade, nem era para ter ido. Mas dois fatores me levaram a ir. Primeiro, uma contusão que me impediu de jogar bola com os amigos ontem; segundo, a curiosidade de saber se o jantar tinha alguma conotação política.
Como não sabia qual era, pensei: 'não vou sozinho'. Liguei para o David (David Meira, colaborador do site COXAnautas) que, após alguma insistência, concordou em ir.
E lá estavamos nós. Eu, minha esposa, meus dois filhos, senhor e senhora Meira. Sentamos e aguardamos.
Sentaram na minha frente o Luiz Dietrich e o João, do Cornetas. Comecei a reconhecer os jogadores. Lucas, Oromar (daquele belo gol contra a seleção da Hungria), Nilo, Joel Mendes, Reinaldinho e o homenageado da noite: Paulo Vecchio.
Voltei ao ano de 1968. Estádio Durival de Brito. 48 minutos do segundo tempo. 1x0 para o A. Paranaense. Precisamos pelo menos empatar para levar o título. Eu estava enrolando minha bandeirinha para ir embora. A torcida "deles" cantando e eu chorando. Último lance. Nilo levanta a bola na área do gol da antiga "concha acústica" e Paulo Vecchio sobe mais que Bellini e nos dá o título de campeão. O juiz Arnaldo César Coelho nem dá bola ao centro. Termina o jogo ali mesmo.
Esta história eu contei aos que ali estavam. Citei o nome do Luiz e do João porque ao ouvir todas estas histórias o João virou para o Luiz e disse "Poxa, nascemos na época errada!"
Foi uma noite inesquecível. O relato de cada um. A emoção de cada um. O amor que estes ex-atletas tinham e têm pelo Coritiba é algo impressionante.
Não se falou em política. Gionédis passa. Tico também. Mas o Coritiba fica e é para sempre. Todos, sem distinção de posição política ou idade, deveriam ir. EU SOU COXA. E como tal não consigo entender porque tanta gente briga e não se fala por posições políticas. Quantas amizades acabaram por discussões, brigas?
Tenho amigos em ambos os lados. O fato de sermos Coxas é mais um motivo para esta amizade ser mais forte.
Aos que entenderam a mensagem e têm o sangue verde, como eu, um amigável abraço. Aos que não entenderem, paciência. Vocês não sabem o que é o amor alviverde, infelizmente.
Leopoldo Gonçalves Junior é Coxa-Branca de coração e colaborador do site COXAnautas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)