
COUTO PEREIRA
Não é só no elenco de atletas que a tecnologia esportiva está inserida. Ao final da temporada passada, dentre outras coisas, o Coritiba iniciou o processo de melhoria dos sistemas de drenagem e irrigação do gramado do Major Antônio Couto Pereira.
O antigo sistema de irrigação utilizava um canhão de água ligado por tubos que poderiam ser distribuídos no gramado para que a irrigação pudesse ser realizada na maior parte da extensão das quatro linhas. A fragilidade era, no entanto, desse processo ser todo realizado manualmente, o que resultava no problema de não cobertura da área necessária pelos jatos de água.
Agora o novo sistema de irrigação está informatizado. Sob o gramado foram distribuídos 38 aspressores que, quando a bomba de compressão d’água é acionada, emergem até a superfície automaticamente e irrigam a área gramada na sua totalidade. Até o final desta semana, os últimos testes serão realizados para correção de pequenos ajustes.
O Coritiba utiliza um poço artesiano para coletar a água a ser utilizada posteriormente. Outro detalhe importante na economia que esse sistema pode trazer, pois mesmo nos períodos de seca, a irrigação está garantida.
"Desta forma, o gramado do Couto Pereira estará com irrigação ideal todos os dias garantindo uma perfeita manutenção do campo. Nós ainda podemos definir quatro horários de irrigação diferentes de acordo com a necessidade", detalhou Sergio Nievola, gerente de infra-estrutura do Clube.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)