
COPA 2014
Segundo informações da Folha online, o presidente Lula vetou a isenção fiscal que seria concedida aos estádios e centros de treinamentos que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Além de Curitiba, onde o estádio do A. Paranaense foi escolhido para sediar a Copa, Porto Alegre também foi atingida pelo veto. A Arena do Grêmio, estádio que é pré-candidato para sediar a Copa das Confederações, e indicado pela prefeitura para abrigar um centro de treinamentos, também contava com a isenção fiscal.
A diretoria colorada disse não ter dúvidas que as obras no Beira-Rio contarão com isenção fiscal. "Estamos contando com isso", disse Vitorio Píffero, presidente do Internacional. O secretário extraordinário de Porto Alegre para a Copa de 2014, Ricardo Gothe, discorda da decisão do presidente Lula e cogita fazer uma movimentação no Congresso para cancelar o veto. "Não existe Copa do Mundo sem centro de treinamento, sem hotel, sem aeroporto. Essas estruturas têm de ter algum benefício do Estado. Vou falar com o prefeito e, se for o caso, vamos fazer um movimento no Congresso para cancelar esse veto. Acho estranho dar incentivos para construções e reformas de hotéis, como o BNDES está fazendo, com melhores linhas de crédito, e não haver benefícios para campos de treinamento", declarou Gothe.
A discussão em Curitiba continua. Além da desoneração fiscal, o A. Paranaense receberá ajuda indireta do Estado e da Prefeitura de Curitiba, por meio de cessão de potencial construtivo à empreiteira que for escolhida para executar o projeto de reforma de seu estádio.
Mario Celso Cunha, vereador de Curitiba e gestor da Copa do Mundo no estado do Paraná, ainda não se manifestou sobre o veto presidencial.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)