
MEMÓRIA
Do site oficial do Coritiba
Visita ilustre no Alto da Glória
Nesta semana, o goleiro Jairo visitou o Couto Pereira, acompanhado de seus familiares, em especial, seu netinho Caio Vinícius, que disse querer seguir a profissão do avô e vestir a camisa do Coxa.
Jairo passeou pelo memorial e mostrou para seu neto os troféus que ele conquistou quando jogava no Coritiba. O goleiro chegou no Coxa em 1972 e ajudou o time nos cinco títulos do Hexacampeonato do Clube (72, 73, 74, 75 e 76). Jairo também conquistou - com a camisa alviverde - o Paranaense de 1986, a Fita Azul e o Torneio do Povo em 1973, além de fazer parte do elenco Campeão Brasileiro de 1985.
O jogador é até hoje, um grande ídolo de vários Coxas-Brancas. Foram 10 anos de sua vida no Coritiba, sendo até convocado à Seleção Brasileira de futebol, quando jogava pelo Coritiba, em 1973. Neste ano, Jairo foi considerado o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Além de passagens pela Seleção Brasileira, em 1973, o jogador ficou entre os 40 da lista da Seleção Brasileira que disputaram a Copa do Mundo na Alemanha.
Jairo é o goleiro que mais vestiu a camisa do Verdão em Campeonatos Brasileiros, ao todo, foram 152 jogos.
Na visita, o ex-goleiro pode relembrar conquistas importantes, como a excursão à Costa do Marfim, em 1983, que deu ao Cori a “Taça Akwaba”. Ele também lembrou a final do Torneio do Povo em 1973, um jogo tumultuado, que o Coxa fez o gol do título aos 45 do segundo tempo. “O time já estava no vestiário, mas foi convocado a voltar ao campo para jogar mais cinco minutos, foram os cinco minutos mais longos da minha vida, eu me jogava no chão para fazer cera, aquele tempo podia.” - risos, relembra o ex-jogador.
Hoje em dia, com 55 anos, Jairo conta com duas escolinhas de futebol, em São José dos Pinhais.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)