
MEMÓRIA
Em seu site, o jornalista Milton Neves conta um pouco de sua vida pessoal e profissional.
A passagem dele pelo futebol paranaense mereceu um destaque à parte em sua biografia, onde Milton contou um pouco sobre sua estada em Curitiba.
O time do Coritiba de 1971 mereceu um destaque por parte de Milton Neves. Naquele ano, o Coritiba venceu um dos maiores times de futebol de todos os tempos, o Santos de Pelé, que um ano antes havia conquistado o Tri-Campeonato Mundial jogando pela Seleção Brasileira de 70.
Confiram esta passagem histórica que envolve um dos melhores times do Coritiba em todos os tempos:
"A estréia de Milton num estádio foi em um zero a zero no maior clássico paranaense: Coritiba e Atlético. Em 71 o Coritiba tinha um dos melhores times do Brasil, a ponto de Milton lembrar até hoje sua escalação: Célio, Hermes, Pescuma, Cláudio Marques e Nilo; Hidalgo, Renatinho (Negreiros) e Leocádio; Tião Abatiá, Paquito e Rinaldo. O técnico era Tim, Elba de Pádua Lima.
Milton também não esquece que, acabrunhado no meio de tantos repórteres esportivos no estádio Belfort Duarte, do Coritiba, vivia assediado por um jogador jovem, magrelinho, que queria sempre dar entrevista. Muitos anos depois, aquele pequenino, magrelinho, freqüentou por muito tempo a seleção brasileira: seu nome, Dirceu.
(...)
Mas Curitiba, definitivamente não havia atraído Milton Neves. Hoje, relembra que nunca mais voltou à capital do Paraná a não ser numa escala de vôo que o levou à lua-de-mel, dia 08/07/78, em Foz do Iguaçú, Hotel Salvatti.
Decidido a voltar para Muzambinho, deixou a rádio e marcou a data: 20 de outubro de 1971, 4ª feira. Comprou a passagem para bem tarde da noite, com tempo para assistir ao jogo de seu time, o Santos, que faria uma partida contra o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Às oito da manhã lá estava Milton Neves à porta do hotel Ouro Verde para ver seus ídolos de perto pela primeira vez, no centro de Curitiba. O vôo e ônibus do Santos se atrasaram e só às duas da tarde ele pode ver com emoção, a descida de Davi, Edu, Clodoaldo, Lima, Cejas, Ramos Delgado, Mazinho e quase aos prantos, o hoje seu grande amigo Pelé. Foi a glória.
Antes de subir no ônibus da viação Pluma, para deixar definitivamente Curitiba, ainda assistiu à melhor exibição do time local na competição, vencendo o grande Santos por 1 a 0, com gol do artilheiro Tião Abatiá".
(Fonte: site oficial do Milton Neves)
Legenda da foto: Tião Abatiá e Niltinho, dos Coxan@utas.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)