
MARKETING
O jornal Nação Coxa chegou a sua edição de número 100 neste 13 de maio, no jogo Coritiba x Sport. O jornal, produzido pela Coordenação de Marketing e Comunicação do Clube é uma alternativa interessante para os torcedores do Cori, que tem um canal de comunicação alternativo para conhecer mais sobre o Verdão.
Neste edição de número cem, o jornal apresentou algumas alterações em seu formato editorial e no visual apresentado, que agora conta com linhas e curvas destacando as matérias e colunas. O uso das cores cinza e amarelo escuro (nas últimas versões, um cinza mais claro, verde claro e amarelo claro) também são novidades que trazem destaque no periódico distribuído aos torcedores, nos jogos realizados no Couto Pereira.
Outra novidade fica para os profissinais de imprensa, que agora receberão um presskit, em formato folder de 10 páginas e informações históricas, estatísticas, fichas técnicas do elenco, tabela e classificação e até sobre a cidade de curitiba.
As maiores mudanças no entanto são encontradas na linha editorial do Nação Coxa, que agora é coordenado pelo jornalista Hudson José, o editor do periódico. Hudson é o responsável pela coordenação de comunicação e pelo marketing coritibano.
Nesta nova fase do Nação Coxa, notícias sobre os adversários têm mais destaque, com mais informações e imagens. Novidade também são as ilustrações, feitas por Luiz Fenando Calmon, nas matérias sobre curiosidades históricas.
Trilhando o caminho de interatividade com o torcedor, mais uma novidade no jornal: uma seção com fotos dos torcedores que comparecem ao Alto da Glória e que ganharão uma camiseta promocional e poderão assistir uma partida do Coxa nas cadeiras sociais do Couto.
Um novo quadro, o Vovô Coxa Visita, traz informações sobre pontos turísticos de Curitiba.
Nota do Editor
A iniciativa do Jornal Nação Coxa é positiva, é importante, tornando-se mais uma opção de informação e divulgação institucional do Coritiba.
Em sua nova fase, o jornal trouxe alguns bons avanços, especialmente no aspecto editorial, que ficou mais encorpado e dinâmico, com assuntos de temas mais diversificados.
A parte visual poderia contar com uma apresentação mais diferenciada, pois não aparentou uma grande mudança visual, impactante, à primeira vista, aos olhos do leitor menos acostumado com os detalhes técnicos. A logo continua a mesma, não houve variação no tom do verde.
Na parte editorial as mudanças são mais notadas. Mas a falta da identificação das autorias das fotos no padrão técnico, bem como a não padronização de nomenclatura em alguns textos (às vezes, Coordenação de Comunicação, às vezes, Departamento de Marketing e Comunicação, às vezes Departamento de Marketing) são pontos que poderiam melhorar quando o assunto é divulgar o Coritiba para a imprensa brasileira.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)