
RECONHECIMENTO
Colaborou o torcedor Coxa Branca Dalmo Pereira Louzada
A boa campanha Coxa Branca na Série B 2010 tem chamado a atenção de boa parte da mídia esportiva nacional. Decorridas 28 das 38 rodadas da competição, a equipe Alviverde mantém-se na liderança e vem abrindo vantagem frente aos seus concorrentes na luta pelo retorno à Série A do futebol brasileiro.
O Verdão soma 56 pontos, sete a mais que o segundo colocado, o América/MG e onze a mais que o quinto colocado, o time da Ponte Preta/SP.
Mesmo tendo que cumprir a suspensão de dez partidas longe do Estádio Couto Pereia - quando o Coritiba mandou seus jogos na Arena Joinville, sofrendo um desgaste físico e emocional ainda maior que seus adversários, o clube do Alto da Glória cumpre uma campanha realmente impressionante, se comparada às perspectivas que todos projetavam ao final de 2009.
Esta pronta recuperação institucional, pautada em muito trabalho e comprometimento, vem sendo reconhecida por jornalistas esportivos, como os colunistas do portal SporTV Felipe Ribbe e Lédio Carmona.
Felipe destacou o fato da campanha do Coritiba ser a segunda melhor da Série B, na era dos pontos corridos, ficando somente atrás da equipe corinthiana que obteve o acesso à Série A em 2008: "Já posso adiantar que o Coritiba está com uma mão na taça. É a segunda melhor campanha da história dos pontos corridos, atrás apenas do Corinthians de 2008 e mesmo assim por pouco", escreveu o articulista. Para conferir o post do jornalista, clique aqui.
Lédio Carmona, por sua vez, fez uma bela análise que sintetiza a força e o poder de reação da instituição Coritiba Foot Ball Club, confira na íntegra a brilhante coluna do jornalista:
"Um aniversário inesquecível
O dia 6 de dezembro foi o mais triste da história do Coritiba. Naquela tarde lastimável, o time foi rebaixado para a Série B, teve sua imagem manchada por um grupo de vagabundos que resolvera destruir e ferir quem cruzasse a sua frente e, por conta desses criminosos, teve o Couto Pereira interditado. Para piorar, muita gente ultrapassou o limite do bom senso. Como forma de criticar a barbárie, acabou acertando a instituição centenária e todas as pessoas de bem que fizeram, fazem e vivem pelo clube. O coração verde de quem é Coxa sangrou naquela data.
Uma data trágica já ficou para trás em 2010. O Coritiba ganhou o Campeonato Paranaense. O Couto Pereira já foi reaberto. E falta muito pouco para o mundo Coxa voltar à primeira divisão. A cada boa notícia, uma catarse para quem sofreu em dezembro e vive a redenção em 2010. Momento de desafogo e exaltação para que reverenciou Dreyer, Paquito, Hermes, Capitão Hidalgo, Lela, Almir, Luis Freire, Aladim, Dida, Indio, Gardel, sei lá, jogadores que, mesmo de longe, eu acompanhava na infância/adolescência pelas páginas da Revista Placar.
Hoje, dia 12 de outubro de 2010, o Coritiba fez 101 anos. Mais festa e delírio. À noite, no Couto Pereira, o time de Ney Franco fez 5 a 1 no América de Natal (dois gols de Leonardo, um de Rafinha, outro de Triguinho e mais um de Marco Aurélio) e abriu sete pontos de vantagem para o segundo colocado da Série B, a 10 rodadas do fim. Em resumo: só uma tragédia tira a garantia do acesso para o Coxa. E, com certeza, tragédia é algo que os torcedores do Coritiba nem pensam mais em viver.
Parabéns, pelo Coritiba. Pela história, pela volta por cima, pelo aniversário e pela volta à primeira divisão".
Para conferir a coluna de Lédio Carmona, clique aqui.
O reconhecimento, mesmo que tímido, de parte da mídia esportiva nacional quanto à surpreendente recuperação institucional do Coritiba mostra-se como um sério indicativo de que o segundo centenário do clube do Alto da Glória pode ser ainda mais glorioso.
Para tanto, profissionalismo, empenho, trabalho e dedicação são ingredientes indispensáveis para a construção de um clube fortalecido e repaginado.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)