
REGULAMENTOS
De acordo com o regulamento geral de competições 2009, divulgado pela CBF, a partir de agora, está proibida a presença de mascotes atrás dos gols animando as torcidas, como ocorreu nos estádios do país nos anos anteriores. As pessoas fantasiadas só poderão ficar na área de entorno do gramado antes, no intervalo, e depois das partidas. A medida já vale para os campeonatos estaduais. Portanto, fica expressamente proibida a presença de mascotes no entorno do gramado durante a partida.
Segundo a entidade, a medida é para evitar que as partidas atrasem com a entrada de muitas pessoas em campo. Além do veto aos mascotes, há a partir de agora limitação no número de crianças no gramado. Somente 22 poderão entrar com os jogadores.
A venda de bebidas alcoólicas continua proibida, assim como não serão permitidos desenhos decorativos no campo, alusivos a símbolos, escudos e mensagens.
Além disto, segundo já divulgado pelo COXAnautas, a CBF deixa claro que, a partir da temporada de 2011, as seguintes capacidades de público sentado serão exigidas para as competições coordenadas pela CBF:
Série A - 20 mil espectadores;
Série B - 15 mil espectadores;
Série C - 10 mil espectadores na fase final;
Série C - 5 mil espectadores desde a fase inicial;
Série D - 10 mil espectadores na fase final;
Série D - 5 mil espectadores desde a fase inicial;
Copa do Brasil - 20 mil espectadores nas fases semifinal e final;
Copa do Brasil - 5 mil espectadores desde a fase inicial.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)