
CURIOSIDADE
Do site oficial do Coritiba
Ensinado
A revista Língua Portuguesa, uma das publicações mais prestigiadas na discussão sobre a nossa língua, lançou no mês de abril uma edição especial intitulada Futebol & Linguagem, que tem como objetivo a análise e o debate desta paixão no cotidiano e na formação da nossa língua.
“Parte do inventário sociológico e cultural do país, o futebol imprime várias marcas na vida brasileira. A da linguagem não é menos notável”, diz a Carta ao Leitor, o “editorial” da revista.
Uma das curiosidades abordadas na publicação foi o surgimento do nome de grandes clubes do país. Como não poderia deixar de ser, o Cori foi mencionado. E a matéria de Celso Unzelte coloca muito bem o motivo do nome Coritiba.
Relembrando a história da cidade e do time mais tradicional do estado, ele aborda que a grafia antiga da capital paranaense era “Corityba” – muito pinhão, em tupi-guarani. Com a reforma ortográfica que eliminou o “y”, ficou definido que a cidade seria com “u” e “i”, Curitiba. O clube, no entanto, continuou com sua grafia antiga.
Em ano de Copa do Mundo, o prestigio do futebol aumenta e as atenções sobre o esporte bretão se multiplicam. E nessa onda, diversas boas publicações abordam o tema sob suas perspectivas, mas sempre aceitando uma condição: o futebol é uma grande paixão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)