
COUTO PEREIRA
O site Coxan@utas divulga novas informações sobre o projeto de conclusão do Estádio Couto Pereira, idealizado por um grupo de empresários coritibanos que pretendem construir o terceiro anel da Mauá.
O arquiteto Otelo Lopes foi contratado pelo Coritiba Foot Ball Club para desenvolver o projeto arquitetônico do terceiro piso da reta da Mauá. Este projeto foi realizado ano passado e com base nele o grupo de empresários desenvolveu o plano para construir o terceiro anel.
Na fase preliminar, o grupo de empresário contratou estudos técnicos para a análise estrutural do projeto, sendo que vários calculistas fizerem sua análise.
A construção do terceiro anel prevê uma estrutura metálica (cobertura) e outra de concreto, numa estrutura mista de concreto armado e convencional (pré-moldados e pretendidos). A recuperação estrutural da reta da Mauá também aconteceria (ferragens), inclusive reforços das estruturas se for necessário (escoramento e re-escoramento). A análise da capacidade de carga da fundação será observada.
A cobertura metálica especial terá com telhas transparentes e/ou pré-pintadas e isolamento acústico.
Por terem armações em pré-moldados, o que agiliza a execução da obra, cinco meses é o prazo previsto para entrega do terceiro anel da reta da Mauá (com possibilidade de mais um mês para execução de projetos).
Para otimizar os prazos da construção, será construído uma usina, uma espécie de unidade de produção. Isto permite uma maior agilidade na construção, com duas gruas realizando a colocação das peças pré-moldadas, que são enumeradas e codificadas.
O plano de atuação prevê que a obra seja feita com o Estádio em funcionamento. Para isto, serão implantadas passarelas metálicas para proteger o público.
Os mais rígidos critérios para a segurança no trabalho e seguridade social serão contemplados para todos os funcionários. A empresa de engenharia que atenderá a execução física da obra já trabalhou na construção de shoppings centeres (Shopping Cidade), parques industrias (Kraft) e super mercados (do Grupo Pão de Açúcar).
Este projeto do grupo de empresários coritibanos interessados em construir o terceiro anel do Couto Pereira ainda não foi firmado em contrato com o Clube. A Diretoria Executiva do Cori terá uma nova reunião nos próximos dias com os representantes do grupo de empresários.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)