
COMANDO
Por Rodrigo Sibut Vieira - COXAnautas
Marcelo Oliveira (foto) atingiu no último domingo, na partida vitoriosa sobre o A.Paranaense, a marca de 97 jogos no comando do Coritiba e assumiu a quinta posição no seleto ranking dos treinadores que comandaram o clube por mais jogos, atualmente ocupado pelo uruguaio Felix Magno, treinador das décadas de 50 e 60 com 201 jogos, Dirceu Krüger com 185, Tim com 126 e Paulo Bonamigo com 123 jogos.
Outra marca histórica e de grande importância é o aproveitamento da equipe sob o seu comando. Desde o inicio de 2011 no Coritiba, Marcelo tem até o momento a liderança com 70,1% dos pontos conquistados, seguido por Felix Magno com 70% em segundo lugar e Tim em terceiro, com 65,3%.
E os números não param por aí. No mesmo período, o aproveitamento de jogos no Couto Pereira é de 89,1%, tendo disputado 49 partidas no Couto, somando 42 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.
O Coritiba está a 25 jogos sem perder em casa, tendo isso acontecido a última vez na partida contra o São Paulo, em julho do ano passado, ou seja, foram 21 vitórias e 4 empates que resultam em 89,3% de aproveitamento e só esse ano, onde jogou 13 vezes em casa, venceu 12 e empatou apenas uma.
O técnico costuma deixar claro sempre nas entrevistas que busca trabalhar focado no objetivo, ou seja, busca a vitória de uma partida que somada à outra vitória pode levar o grupo a conquistar um título, porém sempre procura manter a seriedade e os pés no chão. "Somos campeões do segundo turno, estamos com um propósito e um objetivo imenso na conquista do tricampeonato. É para celebrar, mas pensar que tem a Copa do Brasil", reforçou Marcelo.
Acredita-se que o Coritiba busca sob o seu comando melhorar o desempenho nas partidas que atua longe de casa. No Campeonato Brasileiro do ano passado, a campanha jogando longe de casa foi muito ruim, tendo vencido apenas 3 em 19 partidas.
Agora o Coritiba se prepara para encarar o Paysandu-PA, na primeira partida pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, quinta-feira 26, às 19h30 no Couto Pereira e espera poder contar com a presença e o apoio da torcida, além de manter a hegemonia por jogar em seus domínios.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)