
NÚMEROS
Campeão com 76 pontos, vaga para Libertadores com 65 pontos e fuga do rebaixamento com 47 pontos. A fórmula para ser campeão está em fazer a média de dois pontos por jogo, segundo publicado no portal globoesporte.com pelo matemático Tristão Garcia.
Faltam ainda 15 rodadas e tudo pode acontecer no sobe e desce na tabela, já que do primeiro ao oitavo colocado, a diferença é de apenas 9 pontos. Apontar um campeão fica mais difícil já que o aproveitamento esse ano está muito equilibrado, o que leva a crer que a disputa pelo título estará aberta até as últimas rodadas.
O matemático Tristão Garcia apontou ainda que é preciso ter um aproveitamento de 66,7%, o que explica os 76 pontos para assegurar o título. O atual líder Corinthians soma 43 pontos e tem 62,3%. Se mantiver esse aproveitamento, terminará com os mesmos 71 pontos do Fluminense, campeão em 2010. E para incrementar a ilustração, vale lembrar que em 2009, o Flamengo foi campeão com 67 pontos. "O que assegura o título é a média de dois pontos por jogo, ou muito próxima dela. Resumindo, com 76 pontos, é campeão. Mas o que está se desenhando de novo é a falta de fôlego, como aconteceu nos dois últimos anos" comentou Tristão. Ou seja, existe a tendência, mas o matemático não arrisca uma pontuação inferior a 76 como certeza de título.
REBAIXAMENTO
Na zona do rebaixamento, a projeção de Tristão aponta a marca de 47 pontos para quem quer escapar do rebaixamento. Os dados históricos ditam que a pior situação se deu em 2009, quando o Coritiba foi rebaixado com 45 pontos. O interessante é que em 2010, o Atlético-GO escapou de ser rebaixado com 42 pontos. De qualquer maneira, 47 é a pontuação para "escapar" com segurança.
LIBERTADORES
O matemático faz contas relativas apenas a três postos do Brasileirão. Isto porque no caso de o campeão da Sul-Americana ser um clube brasileiro, haverá uma vaga a menos, ou seja, o G-4, que hoje é G-5 por causa do Vasco, viraria G-3. Assim, as contas de Tristão excluem Vasco e Santos, que já asseguraram classificação por terem conquistado a Copa do Brasil e a Libertadores deste ano. "No momento, eu trabalho com 65 pontos para três vagas. O quarto deve estar encostado nisso" disse o matemático, referindo-se à pontuação para uma quarta vaga, não calculada.
O histórico é que desde 2006, a menor pontuação que classificou um time para a Libertadores pelo Brasilerão foi 60 pontos. Porém, nessa situação, os classificados ficaram em quinto lugar, com o P. Clube, em 2006 e Cruzeiro, em 2007. Eles foram beneficiados pelas colocações de Internacional (campeão da Libertadores de 2006) e Fluminense (vencedor da Copa do Brasil de 2007) no G4 dos campeonatos da época.
Uma curiosidade trazida pelo matemático é que nas três últimas edições do Brasileiro, após a 23ª rodada, liderava a competição uma equipe que não acabou campeã. São 45 pontos em disputa e até 4 de dezembro, data da última rodada, as disputas para escapar do rebaixamento, para ir à Libertadores e para ser campeão serão recheadas de emoção.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)