
ESPERANÇA
O jornalista Kako Mazanek escreveu uma mensagem de final de ano para a torcida Coxa-Branca. No texto, Kako reiterou o sentimento da torcida Coxa-Branca com os acontecimentos que marcaram negativamente o ano do centenário do clube.
Outro ponto destacado pelo jornalista é a importância de uma união de diversos setores, sobretudo da própria torcida, para fortalecer o clube e tirar o Coritiba da complicada situação que vive no momento.
Confira a mensagem:
Desculpas!
Tomo a liberdade de dirigir-me à torcida coxa branca, primeiramente, pedindo desculpas para todos aqueles torcedores de bem que estiveram no estádio Couto Pereira, na partida final do campeonato brasileiro de 2009, contra o Fluminense. Desculpas pela vergonha que todos sentiram, não tanto pelo rebaixamento, que faz parte da disputa, mas mais pelo ocorrido, pela agressão sentida na carne, no orgulho, no respeito, na dignidade, agressões que aconteceram e machucaram profundamente a nação coritibana, situação que teve a responsabilidade ou a irresponsabilidade de toda ordem, quer por parte da direção do clube, do comando da torcida império alviverde, do sistema de segurança que engloba os particulares e também das policias militar e civil, que sabiam do risco da partida. Mesmo todos alegando conhecimento da situação e que tomaram as devidas providências, os fatos demonstraram que o fizeram de maneira errada, o que deve ser repensado para o futuro, pois o que aconteceu com o Coritiba poderia acontecer com qualquer clube. Mas, infelizmente, foi acontecer e machucar uma torcida ordeira e que comemora os 100 anos do seu amado clube. Torcida essa que tem sido ao longo dos anos o sustentáculo deste clube, desta tradição. Não se diminuam pelos fatos ocorridos, pela brutalidade e delinqüência da nossa sociedade! Orgulhe-se, torcedor coxa branca! De sua história e da sua grandeza! Mesmo machucados, feridos, vocês sãos os heróis deste centenário e aproveitem o momento para mudar a história e mudar o mundo para melhor.
Parabéns e desculpas, torcida alviverde! Porque vocês foram e são gigantes sozinhos. Vou pedir licença aos gaúchos para tomá-los como referência, porque se tal fato ocorresse no Rio Grande do Sul, com o Grêmio, por exemplo, com certeza estariam no Rio, no STJD, o presidente do Internacional, o governador do Rio Grande, o prefeito de Porto Alegre, os vereadores, deputados, senadores, políticos em geral e, muito provavelmente, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Também lá estariam os artistas nascidos nos pampas, para apoiar, entendam: apoiar o Grêmio, para que ele fosse justamente punido, mas nunca aceitariam a pena e a retaliação por que passou o Coritiba Football Clube! Os gaúchos não são melhores que nós, mas são mais unidos, mais determinados, mais bairristas! Paranaenses, acordemos! E aí falo da nossa imprensa, da qual faço parte, dos diretores dos nossos clubes, dos torcedores deste clubes, das autoridades, quer estaduais ou municipais, dos políticos de todas as esferas, para que isso não se repita no meu Estado, no nosso e querido Estado do Paraná!
Boas festas e um 2010 de paz e orgulho!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)