
EVANGELINO
O COXAnauta Leopoldo Gonçalves Jr. posa ao lado do Presidente Neves, numa foto histórica de seu álbum pessoal
Meu Eterno Presidente
"Ao ver aquele homem, sentado em sua cadeira de rodas entrando no seu apartamento, meu coração acelerou e meus pensamentos voltaram ao ano de 1968. Estádio Durival de Brito. Jogo final contra o Atlético Paranaense. Precisávamos de um empate e estávamos perdendo até os 47 do segundo tempo. Último lance. Bola na área e Paulo Vecchio subiu e de cabeça empatou a partida e nos deu o título de Campeão Paranaense daquele ano. Era o primeiro título de um homem chamado Evangelino da Costa Neves.
Lembro que chorei e me emocionei. Hoje, passados trinta e oito anos eu estou prestes a apertar a mão daquele que me deu algumas das maiores alegrias da minha vida. Lembrei do choro e da emoção. Afinal, não sou mais aquele guri de 68. Sentamos eu, Luiz Carlos Betenheuser Jr. e o Presidente. Extremamente educado, uma lucidez impressionante e começamos a conversar. Alguns 'causos', um gostoso café e uma conversa impagável.
Ah! Se todos nossos Presidentes fossem Evangelinos. Não que não tenham valor, mas este homem, mesmo aos 81 anos, nos deu uma lição de como fazer as coisas acontecerem.
Não tenho importância para os homens que administraram e administram o Coritiba hoje. Se pudesse, daria um conselho: vão conversar com este homem. Se tivessem dez por cento da simplicidade e a genialidade de Evangelino, seríamos um dos maiores do Brasil.
Eles podem ter se esquecido do "Chinês", mas nós torcedores que amamos e temos memória sempre iremos reverenciar nosso eterno Presidente.
Ao terminarmos a visita, uma foto. Aquela que quando garoto eu queria tirar, hoje tirei. Os anos passam, nós envelhecemos e na hora da despedida, não resisti. Chorei. Meu eterno Presidente também chorou. Chorei o choro da emoção de 68. Chorei a tristeza de ver nosso Coritiba de hoje. Chorei a alegria de estar ao lado do maior Presidente que meu amado Coritiba já teve. Tomara que Deus ainda me brinde nesta vida com mais Evangelinos.
Obrigado Presidente por me receber de forma tão carinhosa. Obrigado meu Pai, por me fazer Coxa e obrigado Deus, por colocar todas essas pessoas na minha vida".
Leopoldo Gonçalves Jr.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)