
CURIOSIDADE
As discussões entre lideranças de algumas das principais torcidas, grupos de amigos torcedores do Coritiba, sites não-oficiais,sócios e torcedores do Verdão prosseguem. A ONG do Coritiba, como será denominada a instituição que será criada, terá como missão "colaborar na construção do Coritiba do futuro".
Segundo Leandro Requena, idealizador da ONG, "a criação da entidade acontece num momento crítico na vida do Clube. O Coxa precisa urgentemente se estruturar para voltar à Primeira Divisão. E projetos paralelos, vindos da torcida, podem colaborar fora de campo para um Coritiba mais forte" explicou o torcedor.
Desde a criação do Movimento Cori Ação, no final de 2001, a mobilização de torcedores Coxas-Brancas ganhou força no dia-a-dia do Coritiba.
A estruturação em forma de uma pessoa jurídica visa legitimar a idéia, além de proporcionar a estrutura mínima necessária para a elaboração de projetos.
Osvaldo Dietrich, Vice-Presidente da Império Alviverde, alguns dos objetivos da ONG do Coritiba compreendem o fortalecimento da instituição fora de campo: "defender os interesses do Clube e de sua torcida; conservar e ampliar o patrimônio, a memória e a cultura Coxa-Branca; fortalecer as marcas 'Coritiba' e 'Coxa' e buscar mecanismos para ampliar a torcida do Coritiba nacionalmente", explica Osvaldo.
Entre os projetos que a ONG pretende desenvolver, a área de memória e história do Coritiba receberá um tratamento especial. Este será o primeiro, entre quatro projetos, que será avaliado pelo grupo de torcedores, após a formalização da entidade.
A fase de avaliação para a implantação da ONG do Coritiba continua. Ainda nesta semana, um grupo de coritibanos advogados e especialistas em auto-sustentabilidade discutirão sobre o Estatuto e os planos de implantação da entidade.
A escolha por uma figura jurídica que obrigue a prestação de contas é uma das condições exigidas pelos torcedores: "optar por uma entidade que tenha uma amplitude não só para sócios do Coritiba, e sim para seus torcedores, numa figura jurídica que exija a prestação de contas é indispensável para o estabelecimento do projeto" explica Leandro Requena.
Outro fator importante destacado pelos torcedores alviverdes é a busca de novos fãs do Cori: "Trazer mais crianças, jovens e mulheres para a torcida Coxa-Branca é um dos objetivos da ONG, seja em Curitiba, seja pelo Paraná inteiro" destaca Dietich, lembrando já ter recebido contatos de vários Coxas-Brancas residentes fora até do Brasil: O torcedor quer ajudar o Coritiba. Mais de duzentas pessoas já enviaram mensagens eletrônicas para saber mais detalhes sobre a ONG". Leandro Requena complementa: "Outras se colocaram à disposição para ajudar, mandaram idéias e até projetos. São torcedores de várias cidades do interior do estado, de São Paulo e até do exterior. Gente Coxa-Branca interessada em ajudar o Coritiba", finaliza.
Serviço
Para saber mais sobre a ONG do Coritiba o internauta deve mandar uma mensagem eletrônica para o endereço ongcoritiba@yahoo.com.br. Na mensagem, nome, telefone e endereço, e aguardar o retorno.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)