
MEMÓRIA
Após dez anos de seu acesso ao brasileirão, o Coritiba volta a disputar a série B do Campeonato Brasileiro. Em sua última e vitoriosa passagem pelo “brasileirinho”, o Coxa começou com três jogos seguidos no Estádio Couto Pereira. Vitória de 2x0 no Bangu, uma goleada histórica de 8x0 na Ferroviária de Araraquara, e 1x0 em cima do time do Mogi Mirim, com quem, no quadrangular final, disputaria uma das vagas do acesso a série A.
O time tinha Ademir Alcântara como maestro e um menino, que anos mais tarde seria aclamado como o melhor jogador do Brasil, Alex. O goleiro era Renato, na zaga estavam Gralak e Zambiasi, ainda tinha o prata da casa Auri. No ataque Basílio e Pachequinho aterrorizavam os adversários. Como treinador, o verdão começou com Paulo César Carpegiani, que foi substituído pelo interino Dirceu Krüguer. Lori Sandri teve a honra de levar o maior clube do estado a primeira divisão.
Naquele ano, a fórmula de disputa eram em quatro fases. Na primeira fase o Glorioso teve que passar por Bangu, Ferroviária, Ponte Preta, Londrina e Mogi Mirim, com 18 pontos em 30 disputados, o Coritiba passaria para a segunda fase.
Na segunda etapa enfrentou Goiatuba, Bangu e Americano, e de forma invicta passou para a terceira fase.
Para garantir uma vaga no quadrangular final, o Glorioso precisou enfrentar Ceará, Remo, Mogi Mirim. Novamente o Verdão de forma invicta chegou ao quadrangular final.
Mas apesar da boa campanha, o Coritiba chegou na última rodada da terceira fase precisando vencer o Ceará em Fortaleza e ainda que o Mogi Mirim não tomasse gols do Remo, esse jogo em Belém. O Coritiba não só venceu o Ceará por 2x0 como Remo e Mogi Mirim empataram em zero.
Faltava pouco para o Coritiba voltar ao lugar que sempre mereceu. No quadrangular estavam além do Coritiba, Mogi Mirim, Central de Caruaru e o A. Paranense.
Logo na primeira rodada o Glorioso enfrentou o time paulista e aplicou uma goleada de 5x0, com exibição de gala de Vital, que marcou quatro vezes. Depois chegou o primeiro AtleYiba, dia 29 de novembro, que terminou com o placar de 1x1. O próximo jogo era contra o Central, em Caruaru, e os pernambucanos complicaram a vida do Coxa com uma vitória de 2x1.
No jogo do returno, a vítima foi o Central, 4x2 para o Glorioso. Na rodada seguinte, o Coritiba enfrentaria o A. Paranaense e uma vitória colocaria o Coritiba no seu devido lugar.
Com uma apresentação digna de aplausos, o jogo do dia 13 de dezembro entraria para a galeria de partidas inesquecíveis do Clube, com gols de Alex, Auri e Pachequinho, o Coritiba não só venceu o AtleTiba como garantiu seu retorno a primeira divisão do brasileiro.
O último jogo foi contra o Mogi Mirim em São Paulo, o resultado de 1x1 garantiu o título de Vice-Campeão. Depois disso foi só comemorar, o Coritiba voltava ao lugar merecido, do qual uma caneta o havia tirado.
Campanha do Coritiba no Brasileiro - Série B – 1995
1ª fase
Coritiba 2x0 Bangu
Coritiba 8x0 Ferroviária
Coritiba 1x0 Mogi Mirim
Mogi Mirim 2x0 Coritiba
Bangu 0x0 Coritiba
Ferroviária 0x0 Coritiba
Coritiba 1x0 Londrina
Londrina 1x1 Coritiba
Coritiba 2x1 Ponte Preta
Ponte Preta 1x2 Coritiba
2ª fase
Goiatuba 0x0 Coritiba
Coritiba 2x0 Bangu
Coritiba 1x0 Americano
Americano 1x1 Coritiba
Bangu 1x2 Coritiba
Coritiba 3x1 Goiatuba
3ª fase
Coritiba 1x1 Ceará
Remo 1x1 Coritiba
Coritiba 0x0 Mogi Mirim
Mogi Mirim 1x0 Coritiba
Coritiba 2x0 Remo
Ceará 0x2 Coritiba
Quadrangular final
Coritiba 5x0 Mogi Mirim
A. Paranaense 1x1 Coritiba
Central 2x1 Coritiba
Coritiba 4x2 Central
Coritiba 3x0 A. Paranaense
Mogi Mirim 1x1 Coritiba
Colaborou: Alisson Diniz. Alisson é ator e jornalista. Como ator profissional, Alisson tem sucessos como “A Casa do Terror”, Fábulas Curitibanas” e atualmente atua no stand up comedy “ASTROCÔMICOS”, apresentado todas as quartas no Alice Bar.
Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, já foi editor de cultura do extinto jornal Correio Metropolitano de Curitiba. Hoje é assessor de imprensa de diversas bandas curitibanas como Homem Canibal, TommyGuns. Trabalha também como assessor de imprensa de peças de teatro, espaços culturais.
Nasceu Coxa-Branca. “Meu primeiro jogo no Couto Pereira foi um Coritiba e São Paulo, na abertura do brasileirão daquele ano, perdemos por um a zero, gol do Careca”. O São Paulo sagrou-se campeão daquele ano, não tinha como vencer um time que tinha Muller, Careca, Pita, Edvaldo e Sidney.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)