
SERVIÇO
CORITIBA FOOT BALL CLUB
Nota de esclarecimento
11.04.2005
O Coritiba Foot Ball Club lamenta o falecimento do torcedor Enzo Bonetto, 49 anos, que sofreu um ataque cardíaco fulminante durante o jogo entre Coritiba x Atlético, realizado no domingo (10.04), no estádio Pinheirão.
Com base no relatório médico encaminhado ao clube pelo Dr. Pedro Figueroa Neto, chefe da equipe médica presente no estádio, e no relato da equipe de segurança, seguem as informações:
- Assim que o segurança foi comunicado sobre o caso, imediatamente passou um rádio para a equipe médica que se encontrava no campo.
- A equipe de médicos e enfermeiros imediatamente foi até as cadeiras superiores, onde encontrava-se o torcedor, portando todos os equipamentos necessários, inlcusive o desfiblilador.
- Ao chegar ao local, o torcedor já estava recebendo os primeiros atendimentos (manobras de reanimação cardiopulmonar) por médicos que estavam assistindo o jogo.
- A equipe médica assume o trabalho de atendimento tomando todas as providências possíveis para reanimar o paciente, conforme relatório médico transcrito no texto abaixo:
"Paciente sexo masculino, caucasiano, aproximadamente 45/50 anos inconsciente. Primeiro atendimento na arquibancada, realizado por médicos que estavam assistindo ao jogo. A chegada da equipe médica, o paciente já estava recebendo manobras de reanimação cardiopulmonar (ventilação mais
massagem cardíaca). No momento da chegada da equipe, o paciente cianótico, sem movimentos respiratórios ou pulso ventral.
Tempo 1: início de oxigênio a 10 litros por minuto com ambulância. Persistência da RCP.
Tempo 2: choques de 200, 300 e 360 joules. Obtenção de acesso venoso periférico e entubação do paciente. Reavaliação do paciente entre os choques.
Tempo 3: Adrenalina 1 ampla EV, seguida de aproximadamente 20 miligramas de soro fisiológico com braço levantado.
Tempo 4: Desfibrilação 360 joules, reavaliação.
Tempo 5: RCP por aproximadamente 3 minutos.
Processos repetidos por aproximadamente 40 minutos.
Após 40 minutos de RCP, paciente não apresenta melhora do quadro, mantendo-se sem pulso central cianótico, midriático, sem resposta pupilar a estimulo luminoso direto, bulhas cardíacas inaudíveis e ausência de murmúrio
visicular bilateralmente e sem movimentos respiratórios, refratário a RCP.
Considerada para de reanimação. Paciente levado ao hospital Cajuru".
Assessoria de Imprensa do Coritiba F.C.
(41) 8419-5546 - Rodrigo Weinhert
(41) 8406-4651 - Adriano Rattmann
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)