
ELENCO
Em sua coluna de sábado, 11, no jornal Tribuna do Paraná, intitulada "Execução Forçada", o Sr. Augusto Mafuz comentou sobre a situação do atacante Keirrison, o mais novo artilheiro do Coritiba:
"Dúvidas
Alguns conselheiros do Coritiba, quase todos da oposição, querem saber qual a razão dos direitos sobre o vínculo desportivo de alguns jogadores, deslocaram-se a favor de empresários. O exemplo principal que dão para buscar a explicação, é o de Keirrison. Está no Coritiba desde o infantil. No entanto, cinquenta por cento (dizem setenta e cinco) estão disponíveis a favor da Massa & Massa.
Não sei o que ocorre na vida dos clubes. E se ocorre, quais os motivos. Mas questionado sobre a legalidade dessas parcerias, respondi que são absolutamente ilegais. É que pela lei só podem ser titulares dos direitos sobre o vínculo (extinto passe) o jogador e a associação que tenha como objeto a pratica desportiva".
A curiosidade destes Conselheiros é extremamente oportuna: trata-se de um assunto de grande relevância para o Coritiba, pois Keirrison (foto) tem se mostrado um ótimo jogador, caiu nas graças da torcida e tem tudo para trazer um grande retorno financeiro para o Clube.
Entretanto, a análise da situação contratual do Coritiba com o atleta deveria ser avaliada pelo próprio Conselho de Administração do Clube, em suas várias esferas, inclusive o Conselho Fiscal e a Comissão de Futebol Profissional criada pela atual Mesa do Conselho. Eles, mais do que ninguém, têm as melhores condições para analisar o contrato que o Coritiba tem com o atleta, saber qual é o percentual que o Coxa detém sobre os direitos federativos de Keirrison e o que prevê o contrato.
O jovem de US$ 20 MI
Em entrevista para Edu Brasil, da Rádio Banda B, o atacante-revelação do Cori confirmou que renovou antecipadamente seu contrato com o Coritiba. Agora, Keirrson tem contrato até 2011 (o contrato anterior findaria em maio de 2008) com o Verdão.
Durante a entrevista, Keirrison também confirmou o valor de US$ 20 milhões como sendo a multa rescisória de seu contrato, valor que já havia sido informado pelo jornal Gazeta do Povo numa matéria publicada durante esta semana.
Dias atrás, o clube da Baixada enviou um emissário (um ex-jogador da dupla AtleTiba) até o Mato Grosso do Sul, onde residem os pais de Keirrison, com objetivo de convencê-los a negociar a saída do atacante do Alto da Glória.
Agora, de contrato novo com o Verdão, caso o A. Paranaense tenha interesse em levá-lo para a Baixada, basta pagar os vinte milhões de dólares.
Nota
A equipe do site Coxan@utas teve a informação de que o Coritiba detém 50% do passe do atleta. É fato que o atleta não foi formado na categoria Infantil do Clube como equivocadamente citou o colunista da Tribuna: Keirrison chegou ao Alto da Glória em 2005, já com idade de Juvenil, vindo do Cene (MS).
Ano passado, Keirrison acabou sendo o artilheiro da categoria na temporada, ajudando o Coritiba a tornar-se campeão metropolitano.
Fica a sugestão para os Conselheiros do Clube, sejam eles de 'oposição', sejam eles de 'situação', ou sejam eles simplesmente o que são (apenas 'Conselheiros do Coritiba Foot Ball Club'): analisem com o máximo critério e cuidado todas as situações contratuais envolvendo atletas formados nas Categorias de Base ou vindos de outras equipes para o Verdão.
Dúvidas como esta de Keirrison, que representam dúvidas de centenas de milhares de coritibanos, devem ser sanadas. Mas no foro mais adequado, entre os torcedores do Coritiba em vez dos torcedores dos outros times.
A equipe do site Coxan@utas publicamente deixa aberto o espaço do site à divulgação de informações que a Mesa e as Comissões do Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo, bem como a Diretoria Executiva do Coritiba Foot Ball Club acharem necessárias e oportunas de serem divulgadas para a torcida Coxa.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)