
ELENCO
Boatos e mais boatos. O noticiário do Coritiba tem sido metralhado de pouca informação e muita suposição sobre quem fica e quem vem para o elenco do futebol profissional em 2005, no Alto da Glória.
Da Comissão Técnica do Alviverde, o que se diz é que o cargo do preparador de goleiros, atualmente ocupado por Sebastião Koslovski, o Pardal pode sofrer alterações. Um dos nomes bastante citado nas matérias dos jornalistas que acompanham o Coritiba é o de Cássio Harttmann, que já trabalhou no Coritiba.
Uma outra possível alteração na CT do Cori, é na preparação física: Manoel Rodrigues dos Santos poderia assumir outra função no Clube e para seu lugar seria chamado Róbson Gomes, que também trabalhou no Coritiba, inclusive na temporada passada, quando o Coxa chegou a uma conquista de uma vaga na Libertadores.
Estas suposições não foram confirmadas pelo Clube. Uma hipótese tida como improvável é a da transferência de Antônio Lopes da função de treiador para o comando geral do futebol do Coxa em 2005. Esta hipótese, levantada por alguns veículos da imprensa local, é tida como remotíssima. Lopes não aceitou funções similares tanto no comando da Seleção Brasileira, como no Vasco. O site Coxan@utas descarta totalmente esta possibilidade.
Lopes só deixaria o Coxa para assumir similar função como técnico de outro time da série A do Campeonato Brasileiro. Como o Presidente Giovani Gionédis já afirmou publicamente que Lopes continua para 2005 (apesar do treinador ainda não ter assinado tal contrato), a pressão da torcida Coxa pela saída de Lopes do Alto da Glória pode acabar por forçar um pedido de demissão pelo próprio treinador.
Quanto ao elenco profissional, o primeiro reforço para a temporada de 2005 ainda não foi apresentado oficialmente pelos dirigentes do Coritiba, mas o meio campista Marquinhos, 25 anos, (ex-Paraná Clube e São Paulo) já teria acertado seu vínculo empregatício com o Coritiba durante um ano.
Outro meio campista, de velocidade na condução da bola, pode aparecer no Alto da Glória em breve. Jogadores que já atuaram pelo futebol paranaense têm sido bastante cotados para compor a outra vaga na meia-cancha, ao lado de Marquinhos. Os nomes de Lúcio Flávio (São Caetano), Adriano (Cruzeiro) são descartados pelo site Coxan@utas, apesar de estarem sendo comentados por muitos internautas.
A volta de Tcheco para o futebol brasieliro, e em especial para o Coritiba, é muito improvável. O atleta ainda tem contrato com os árabes, que exigem muitas condições para liberar o meio campista para o futebol brasileiro antes do final de seu contrato. O padrão salarial do jogador seria mais um granded complicador para uma volta de Tcheco ao Alto da Glória.
Na zaga, o Clube já chamou o goleiro Fernando para uma conversa. Se o atleta não fizer um pedido de remuneração salarial, Fernando continua no Couto Pereira por mais uma temporada. A intenção da Diretoria Coxa é pela permanência do goleiro, mas desde que isto não comprometa ainda mais a folha de pagamento do Clube para 2005.
Nas laterais, se Adriano for vendido ao final desta temporada, o Coxa irá buscar um substituto para a posição. Na direita, quem deverá subir é o jovem James, atleta que tem grande aproveitamento no futebol amador do Clube, mas que sofreu uma contusão jogando pelo time de juniores do Coritiba e está voltando de tratamento. James também poderá ser aproveitado no elenco profissional ano que vem. Rafinha continuará no Coxa, assim como o lateral esquerdo Ricardinho.
Outro atleta das categorias de base que pode subir na próxima temporada é o volante Marco Antônio. Atual capitão do time do Coxa Jrs, Marco Antônio já foi convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira Sub-17. Atleta de boa condição técnica, o jovem valor pode ser uma opção como segundo volante na equipe do Coxa, compondo o elenco profissional.
Na zaga, Henrique (recém-convovado para a Seleção Sub-20, junto com Rafinha) também deverá ser aproveitado no time profissional durante 2005. Henrique tem sido destaque no time de juniores do Coritiba e teve um bom rendimento como titular da Seleção Sub-20, chegando até a marcar um gol vestindo a camisa canarinho.
Outros zagueiros deverão ser aproveitados para 2005, como é o caso de Flávio, que tem contrato até dezembro do próximo ano. Com ele, Miranda, Alexandre e Vagner devem continuar. Alexandre tem contrato até dezembro deste ano, mas aparentemente interessa ao Clube para o próximo ano.
No meio de campo, Capixaba já foi contatado pelo Clube e deverá continuar no Coxa durante a próxima temporada. Vital tem contrato até o final do primeiro semestre de 2005 e também continuará vestindo a camisa do Alviverde.
No ataque, Tuta não continua na próxima temporada. Atleta de altos e baixos, Tuta teve uma queda drástica no seu rendimento durante a disputa do Brasileirão. Devido ao seu alto padrão salarial, Tuta não terá seu contrato renovado por mais uma temporada.
O atacante Alemão dificilmente continuará no Clube, apesar de boa dose de interesse da coletividade coritibana. Alemão tem passe junto a um clube carioca e seu contrato encerra-se no dia 31 de dezembro. Os procuradores do atleta não facilitam as negociações com o Coritiba e por isto Alemão não deve continuar no Coxa em 2005.
Para o ataque, os profissionais do Futebol Profissional do Coritiba procuram por dois novos atacantes. A expectativa pelas contratações de outros dois atacantes velozes é uma hipóstese que vem crescendo dia-a-dia pelos arredores do Alto da Glória, uma vez que o Clube deverá contar com dois meio campistas velozes. Desta forma, o Coxa de 2005 teria uma característica de mais velocidade nos contra-ataques e troca de passes ofensivos.
André Nunes e Laércio deverão continuar sendo aproveitados no Coxa. O centroavante André Nunes vem passando por uma séria de trabalhos específicos para ampliar suas qualidades, em especial a colocação na área e os chutes a gol. Atleta de enorme respeitabilidade no Futebol Amador do Coritiba, André é tido por muitas pessoas ligadas ao Coritiba como o novo Marcel do Alto da Glória.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)