
ELENCO
Desde as 8 horas da manhã desta segunda-feira, Zanchi, Frega e Hidalgo estiveram reunidos na sede administrativa do Estádio Couto Pereira discutindo e avaliando o atual elenco coritibano, bem como analisando algumas propostas de empresários e representantes de jogadores interessados em jogar no Verdão na próxima temporada.
Alguns nomes circularam nos corredores da Rua Mauá durante esta semana. Um deles, o do zagueiro Daniel Marques (ex-Paraná Clube), foi oferecido ao Coxa, que não quis entrar em leilão com Inter e outro time paranaense.
Um goleiro vem sendo sondado pela cúpula do Alviverde e ainda nesta semana seu nome pode ser divulgado. Entre os nomes bem cotados, um é atleta que já atuou num dos quatro times do Rio de Janeiro.
Dos jogadores do atual elenco, o trio Almir Zanchi, Odivonsir Frega e Capitão Hidalgo está fazendo a análise para definir quem fica e quem deixará o Coritiba. Na próxima semana, a relação de atletas que não mais interessam ao Cori deverá ser divulgada à imprensa.
Entre os que interessam ao Verdão estão: Nascimento, que terá que ter seu salário adequado; Peruíbe (foto), cujo irmão estará no Couto nesta terça-feira para discutir os detalhes contratuais; e Caio, que interessa ao Coxa, mas que vem sendo muito procurado, a avaliação também ocorre com muito critério.
Para a temporada de 2006, o Alviverde do Alto da Glória deverá ter seu um orçamento revisto entre 20 e 25% (e não 50% como foi cogitado) para o próximo ano.
Entretanto, com a saída de jogadores como Negreiros, que pouco renderam em campo, além de diversos outros jogadores com contratos encerrando neste mês, a nova realidade orçamentária do Verdão permitirá a montagem de um time competitivo, visando o retorno à primeira divisão para 2007.
Alguns dos jogadores do atual elenco que tem os maiores salários do grupo dificilmente permanecerão. O baixo desempenho de alguns, aliado a uma boa dose de tempo que ficaram fora do time, seja por contusão, seja por punição dos tribunais esportivos, podem ser fatores que dificultarão em muito a renovação por mais uma temporada.
Um mix de contratações envolvendo atletas de menor idade, mas com bagagem em competições nacionais, e o aproveitamento dos melhores pratas da casa deverá ser a receita adotada para o Verdão que atuará no próximo ano.
Na planificação Coxa-Branca está prevista a montagem de um time muito competitivo para o ano que vem, ajustado às características da série B: guerreiro, valente, determinado, vibrante.
Um melhor resultado é esperado com as contratações de jogadores que passem pelo crivo do trio Zanchi, Frega e Hidalgo. Com isto, uma equipe muito mais competitiva deverá vestir a camisa verde e branca no próximo ano. A base do time Coxa-Branca para o ano de 2006 deverá ter a contratação de quatro a seis jogadores de renome, que tragam um maior impacto perante os torcedores.
Almir Zanchi será o responsável principal pela gestão do futebol Coxa, seja no CT, seja no Couto. As setorialidades entre o time profissional e as Categorias de Base ficará a cargo de Zanchi, que cuidará das áreas estratégicas e gerenciais.
Odivonsir Frega será o responsável pela linha de profissionalismo extracampo que tanto faltou para alguns jogadores que atuaram este ano, vestindo a camisa do Glorioso. O comportamento notívago de alguns atletas não será mais tolerado, sendo que é muito provável que alguns destes jogadores não permaneçam no Verdão.
Já Capitão Hidalgo, assessor direto da Presidência coritibana, ficará encarregado pela avaliação dos possíveis contratados. Caberá ao Capitão a análise e parecer sobre tais nomes. Com base nesta análise de Hidalgo, ex-jogador e comentarista de futebol, com larga experiência e conhecimento sobre futebol, a Diretoria Executiva do Coritiba tomará suas decisões.
Quanto ao treinador, a permanência de Márcio Araújo é tida como bem provável. Da parte dos dirigentes e profissionais do futebol profissional Coxa-Branca está tudo certo. Só falta o "sim" do treinador.
Evangelino, sempre presente
A reunião de trabalho entre os profissionais do Departamento de Futebol e a Diretoria do Coritiba, que iniciou às 8h de segunda-feira durou até mais tarde. Por volta das 20h, Gionédis, Hidalgo e o Eterno Presidente Evangelino da Costa Neves deixaram o Alto da Glória.
Evangelino, usando cadeiras de rodas, ao deixar o Couto foi saudado por alguns torcedores coritibanos.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)