
COXANAUTAS
O processo de discussão do Coxa tem trazido o torcedor para mais perto do Clube. Dúvidas que surgem são sanadas com informações divulgadas pelo site Coxan@utas. Desta forma, mais gente da coletividade Coxa-Branca consegue conhecer e aprender mais e melhor sobre seu time de futebol.
O objetivo da equipe de administradores do site é o de fortalecer a Instituição Coritiba Foot Ball Club.
Alguns torcedores do Cori têm enviado seus artigos, alguns dos quais vêm sendo publicados no site. Da publicação surgem novas matérias, pelas quais a equipe do site procura aprofundar a discussão, trazendo informações novas ou complementares ao assunto abordado anteriormente pelos torcedores.
Nesta ótica, os administradores do site publicam mais uma matéria sobre o Discussão Coxa, voltando a abordar o assunto planejamento do Coritiba.
Destaque-se também que sempre que consultados, os setores do Clube prestaram informações para a equipe do site, adotando a linha de transparência de gestão explicitada pelo Presidente Giovani Gionédis.
Planejando o Coritiba
A estrutura organizacional e estatutária do Coritiba, como de outros clubes, estabelece que algumas fases do planejamento do Clube seja discutido no foro adequado, o Conselho de Administração. Este foro, formado por representantes da torcida Coxa-Branca, os Conselheiros.
Neste foro, são apresentados projetos e propostas que envolvem diversas áreas do Clube. Desta discussão, as propostas são avaliadas e votadas, para posterior aplicação.
É natural numa organização que exige dinamismo no seu dia-a-dia, que nem todos os assuntos passem pela discussão do grande Conselho do Clube. Entretanto, assuntos de grande importância passam nesta esfera do Clube.
Também é natural que nem todos os assuntos relacionados ao planejamento do Clube sejam discutidos abertamente, até porque são estratégicos.
Este exemplo de gestão, também encontrado em clubes como o A. Paranaense e o Paraná Clube, que neste semestre lançaram publicamente informações sobre os seus projetos relacionados a obras em seus estádios, não foram apresentados em sua totalidade, mas foram discutidos no foro dos seus respectivos conselhos.
Pelo Estatuto do Coritiba, são os Conselheiros os eleitores no processo político do Cori. Eles votam nas chapas de candidatos ao Conselho Executivo, composto por nove integrentes (sendo que pelo menos 1/3 dos integrantes tem que ser substituído a cada gestão). Os integrantes do Conselho Executivo eleitos escolhem o Presidente, Vice e Secretário do Conselho Executivo.
Terceiro anel da Mauá
Um dos pontos que tem trazido um grande debate junto da torcida coritibana é a construção do terceiro anel da Rua Mauá.
Existem algumas propostas de parceiros externos que tem interesse em participar da construção do Terceiro Anel da Mauá.
Uma comissão formada por membros da diretoria Coxa-Branca foi instituída. Atualmente esta comissão está em fase de analise das propostas de parceria e deverão emitir um parecer sobre esta questão.
Além das propostas de parcerias, o Clube tem um projeto próprio, contratado, pago e remitido à aprovação dos órgãos públicos para a construção do 3º anel.
A previsão inicial é de que as obras possam iniciar já em janeiro/2006. Esta etapa do planejamento já havia sido apresentada e discutida com os Conselheiros do Cori antes das declarações do Presidente Gionédis à torcida, ocorrida durante a festa de aniversário dos 96 anos, num restaurante em Santa Felicidade.
Centro de Formação de Atletas
O atual Conselho Executivo eleito do Coritiba tem um plano de governo que passa por uma grande diretriz, a do pagamento das dívidas do Cori.
Um dos fatores que complicam a execução dos planos de trabalho coritibanos está correlacionado às dívidas contraídas ao longo de anos.
Nos últimos meses, duas dívidas trabalhistas de ex-jogadores foram setenciadas e o Coritiba irá cumprir a determinação judicial. Estas dívidas obrigaram o Clube a rever seu planejamento para este semestre, dificultando sobremaneira a realização de algumas metas previstas anteriormente.
Além da etapa do pagamentos de dívidas, o planejamento coritibano consiste em construir o Centro de Formação de Atletas (onde atualmente é o CT Bayard Osna). Esta obra esta que já tem um projeto e contará com um hotel para acomodar 100 atletas, refeitório, sala de musculação e de medicina esportiva.
Neste Centro de Formação de Atletas está prevista a construção de uma uma arquibancada que ficaria encostada na rua que margeia a entrada do CT, tendo em vista a idéia da cúpula Coxa-Branca de mandar lá os jogos das Categorias de Base do Alviverde.
O Cori ainda está em busca de uma parceria para esta construção e administração do Centro de Formação.
CT Profissional
O planejamento do Verdão é o de comprar um novo terreno de
dimensões menores do que a do CT Bayard Osna, pois lá não seria preciso ter cinco campos de treinamentos para o time profissional.
Categorias de Base
Neste setor do Clube, o Conselho Executivo definiu algumas diretrizes de trabalho. Uma delas envolvia a compra de dois 2 ônibus que servem as Categorias de Base do Verdão.
Os veículos servem tanto para as viagens, como para os translados para os treinos, o que reduz os custos operacionais do Clube, que tinha que alugar ônibus de terceiros.
Outro ponto que foi considerado para a compra dos ônibus visa o transporte dos atletas que estudam a noite.
No Conselho Administrativo existe uma comissão de apoio às Categorias de Base, formada por Conselheiros interessados em colaborar com o futebol amador do Cori.
Marketing
Com relação ao marketing coritibano, é preciso entender que para um projeto mais agressivo o Cori precisa ter mais recursos para divulgação e produção publicitária, situação que neste momento financeiro do Clube não existe disponibilidade.
O Coritiba contratou uma agência de publicidade (a White) para gerenciar as atividades de marketing e comercial comercial do Clube.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)